POR Ascom / Danilo Oliveira, 15 mai 2015, 13H40

UNEB discute parceria com Museu do Alto Sertão da Bahia

Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

masb_di

Equipe do MASB apresentou plano arquitetônico da sede, em Caetité, aos gestores da UNEB. Fotos: Tiago Sampaio/ASCOM

Representantes da Equipe Central de Gestão Universitária (ECGU) da UNEB participaram de reunião com integrantes da equipe do Museu do Alto Sertão da Bahia (MASB), no último dia 6 de maio, em Caetité.

Durante o encontro, que teve como pauta o estreitamento dos laços entre ambas instituições, foi apresentado o projeto do MASB e os gestores discutiram possibilidades de consolidar parcerias.

De acordo com o Reitor da UNEB, professor José Bites de Carvalho, a missão do museu, que se estabelece em áreas como pesquisa, salvaguarda, ação social e comunicação, está em consonância com o projeto formativo e os princípios institucionais da Universidade.

“As parcerias que devemos formalizar precisam valorizar as pesquisas, através do desenvolvimento de políticas de formação em comunidades quilombolas e de trabalhos acadêmico-científicos. Essa parceria deve se firmar para articular as iniciativas de pesquisa desenvolvidas pelo MASB e pelos professores da UNEB”, destacou professor Bites.

Para o Diretor do Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus VI da UNEB, em Caetité, professor Ginaldo Araújo, a parceria entre a UNEB e o MASB é extremamente relevante para a desenvolvimento e ampliação de pesquisas voltadas para o território.

“Os resultados desse trabalho possibilitará à comunidade uma releitura de sua história, em todas as dimensões. A gestão técnica da museu está sob a responsabilidade de professores do nosso Departamento e isso fortalecerá nossos grupos de pesquisa e nossas ações de ensino, pesquisa e extensão”, salientou o Diretor.

Os representantes institucionais do museu, Bernardo Carvalho e Fernanda Oliveira, manifestaram também interesse em fortalecer a parceria com a Universidade e apresentaram as instalações da sede principal da iniciativa, no município de Caetité, aos gestores da UNEB.

masb_post

Comitiva da UNEB visitou obras da Casa da Chácara, sede principal do museu, no município

Além do Reitor, estiveram presentes também a Pró-Reitora de Ensino de Graduação (PROGRAD) da UNEB, professora Khatia Marise, o Diretor do Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus VI da UNEB, em Caetité, professor Ginaldo Araújo, o Assessor de Comunicação (ASCOM), professor Tiago Sampaio, e representantes da equipe técnica do MASB.

O MASB

O Museu do Alto Sertão da Bahia é uma instituição pública vinculada à Prefeitura de Caetité e tem sua gestão técnica compartilhada com o Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus da UNEB em Caetité.

Conta com o apoio financeiro do Catavento, programa de responsabilidade social privado da empresa Renova Energia e é fruto de um processo coletivo, que tem colaborações também da sociedade civil organizada, através da Associação de Amigos do MASB.

O museu tem como objetivo preservar o patrimônio cultural da região, adotando esse território como campo de pesquisa e de intervenção social.

Para alcançar esse objetivo, o MASB integra diversos agentes, instituições  e segmentos sociais, cuja participação e articulação culmina no registro de diferentes memórias, histórias e identidades.

A proposta do museu busca proporcionar processos educativos que propiciem diferentes leituras do mundo, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região a partir de uma ação descentralizada.

A estrutura física do MASB conta com uma sede, localizada no município de Caetité, e com dez núcleos museológicos na cidade, em Igaporã e em Guanambi, ampliando a ideia de um museu de arqueologia para museu de território, de cunho comunitário e sustentável.

13ª Semana Nacional de Museus

O Museu do Alto Sertão da Bahia participa da 13ª Semana Nacional de Museus, ação promovida, entre os dias 18 e 24 de maio, pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), autarquia vinculada ao Ministério da Cultura (MinC).

Na próxima terça-feira (19), a programação conta com visitação, das 9h às 11h, a um dos núcleos museológicos do MASB, o Sítio Arqueológico Moita dos Porcos, também conhecido como Toca do Tapuio, na zona rural de Caetité.

No dia 20 de maio, será realizada a mesa-redonda “Possibilidades de Estágio em Espaços não Formais, às 9h, no Campus XII da UNEB, em Guanambi.

Uma visita guiada à Calçada de Pedra, local também conhecido como Estrada Real, na comunidade quilombola remanescente de Gurunga, na zona rural do município de Igaporã, será promovida no dia 23 deste mês, a partir das 8h.

A participação da equipe do MASB na 13ª Semana Nacional de Museus se encerra com o encontro “Café com os Quilombolas”, às 14h, no dia 24 de maio. A atividade será realizada na comunidade quilombola Pau de Ferro do Joazeiro, núcleo museológico do MASB, na zona rural do município de Caetité.


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: