POR Ascom / Danilo Oliveira, 04 mai 2015, 17H26

Simpósio internacional de literatura portuguesa inscreve trabalhos até 22/05

Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

A Cátedra Fidelino de Figueiredo da UNEB promove nos dias 8 e 9 de junho o Simpósio Internacional 100 anos da Revista Orpheu: Fernando Pessoa e as Poéticas da Modernidade.

O evento, fruto de parceria entre a Universidade, o Consulado Geral de Portugal em Salvador da Bahia e o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (CICL), será realizado  no Gabinete Português de Leitura, localizado na Praça da Piedade, centro antigo de Salvador.

O simpósio tem como objetivo celebrar o centenário da Revista Orpheu (Portugal), compartilhar e a aprofundar investigações e saberes a respeito do modernismo lusitano e incentivar os participantes a estreitarem relações com o universo literário português.

Os interessados em submeter trabalhos têm até o dia 22 de maio para realizar inscrição, através do e-mail revistaorpheu100anos@hotmail.com (ver normas de submissão). Para aqueles que desejam participar como ouvintes, o prazo segue até o dia 5 de junho, no mesmo endereço eletrônico. A taxa de inscrição varia entre R$ 15 e R$ 60.

A programação do evento conta com mesas temáticas, conferências, recitais, comunicações, lançamentos de livros, exibição de filmes e recitais.

Destaque para a participação dos pesquisadores Jerónimo Pizzaro, da Universidad de Los Andes (Colômbia), e Lélia Parreira Duarte, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que farão as conferências de abertura e encerramento do simpósio, respectivamente.

A Revista Orpheu foi uma publicação trimestral liboeta de Literatura. Teve apenas dois números publicados, correspondentes aos primeiros trimestres de 1915. Apesar disso, o vanguardismo da revista inspirou posteriores movimentos literários de renovação da literatura portuguesa.

Informações: revistaorpheu100anos.blogspot.com.br.

Imagem (home): Divulgação


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: