POR Ascom / Danilo Oliveira, 16 mar 2015, 18H12

UNEB inicia atividades do 2º módulo do Curso de Tecnologias Educacionais

Núcleo de Jornalismo*
Assessoria de Comunicação

di_cate

Gestores participaram da mesa de abertura da reunião. Fotos: Leandro Cavalcanti/UNEB

A  reunião que marcou o início das atividades do segundo (último) módulo módulo do Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais (CATE) contou com a participação de aproximadamente 400 monitores da qualificação no último sábado (14), no Teatro UNEB, Campus I, em Salvador.

O curso é ofertado na modalidade a distância (EaD) pela Unidade Acadêmica de Educação a Distância (UNEAD) da UNEB, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) e o Instituto Anísio Teixeira (IAT), para mais de 25 mil professores da Rede Pública de Ensino Básico de todo o Estado.

Durante a abertura da reunião, o Reitor da Universidade, professor José Bites de Carvalho, destacou os esforços empreendidos pela Equipe Central de Gestão Universitária (ECGU) para institucionalizar e qualificar a EaD na Instituição e afirmou que a modalidade já se configura como uma realidade na educação superior em todo o país.

O Conselho Universitário (CONSU) da UNEB aprovou, em sua última reunião, nos dias 5 e 6 deste mês, a vinculação dos cursos de graduação EaD aos Departamentos da UNEB. O que pode representar a mobilidade de estudantes entre as modalidades a distância e presencial, desde que haja compatibilidade curricular.

cate_post

Aproximadamente 400 monitores do CATE estiveram presentes no encontro

De acordo com o Coordenador de Extensão da UNEAD, professor Emanuel Nonato, o CATE é uma experíência que pode servir para os pesquisadores da área como fonte rica para a produção científica, em especial, pelos relatos dos professores cursistas sobre suas experiências pedagógicas mediadas pela tecnologia.

Segundo módulo

O encontro teve como objetivo apresentar as modificações planejadas e as novas orientações para o segundo módulo do curso, além de divulgar os instrumentos específicos de trabalho para a equipe.

O Coordenador Pedagógico da qualificação, professor Antonio Gouveia, apresentou todos os supervisores de monitoria que atuarão nessa etapa e as alterações promovidas no processo de avaliação dos professores cursistas, o que deve garantir maior agilidade, segurança e consistência dos dados coletados para posterior encaminhamento à Secretaria da Educação.

A reunião contou ainda com a participação de representantes da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da UNEB.

A participação no curso é obrigatória para a promoção do magistério público do ensino fundamental e médio do estado da Bahia nos anos de 2015 e 2016, conforme previsto pela Lei nº 13.185/14, publicada na edição do dia 2 de julho de 2014 do Diário Oficial do Estado da Bahia (DOE-BA).

O segundo módulo da iniciativa de extensão terá início no dia 18 de março e tem conclusão prevista para o mês de junho de 2015.

*Com informações do Núcleo de Comunicação da UNEAD


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: