POR Ascom / Danilo Oliveira, 30 jan 2015, 17H06

Professora do Campus de Jacobina é eleita Deusa do Ébano 2015

Mariane Correia
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

A professora do Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus IV da UNEB, em Jacobina, Alexandra da Paixão Damasceno conquistou o título de Deusa do Ébano do Ilê Aiyê 2015.

A final do concurso foi promovida no último dia 24 de janeiro, durante a 36ª Noite da Beleza Negra, que foi realizada na Senzala do Barro Preto, sede do bloco afro, em Salvador.

Para a conquista da honraria, a docente superou 59 candidatas em critérios de avaliação como dança, figurino, simpatia, consciência política e performance. “Sinto-me muito honrada e vitoriosa após a grande batalha que precisei superar para conquistar este título”, celebrou.

A Deusa do Ébano destacou ainda o compromisso que assumiu com o bloco afro mais antigo do Brasil e a responsabilidade social que a conquista representa. “Tenho consciência de que posso contribuir para o processo de afirmação da identidade afro-brasileira e para a inserção da mulher em diversos papéis sociais, como no meu caso: filha de baiana de acarajé e pescador, professora e mestranda”, salientou Alexandra.

Além das atividades em sala de aula, a professora desenvolve também o projeto de extensão “Oxente, venha dançar venha!”, no Campus IV, com o objetivo de oportunizar experiências artístico musicais para crianças de Jacobina a partir de diversos ritmos, dentre eles a dança afro-brasileira.

Alexandra vai desfilar com o Ilê Aiyê no Carnaval 2015 e representar o bloco em eventos e apresentações no Brasil e no exterior, durante todo o ano. Pela primeira vez, as candidatas que ficaram na segunda e terceira colocação vão também desfilar com a Deusa do Ébano no carro de destaque.

Foto (home): Fafá M. Araújo


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: