POR Ascom / Danilo Oliveira, 21 nov 2014, 18H05

UNEB realiza eleições para Coordenador de Colegiado de Curso no dia 26/11

Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

A UNEB realizará processo eleitoral para escolher 116 Coordenadores de Colegiado dos cursos da instituição no próximo dia 26 de novembro, das 8h às 21h.

A eleição, que utiliza voto secreto, será realizada nos 29 Departamentos da Instituição, na capital e no interior do estado.

De acordo com a resolução 888/2012 do Conselho Universitário (CONSU) da Universidade, que aprova norma regulamentar para eleições diretas na UNEB, estão aptos a votar “todos os docentes representantes das matérias ou eixos articuladores definidos no Projeto Pedagógico do Curso, que estejam em efetiva atividade, inclusive os que se encontram em estágio probatório, os professores visitantes e substitutos, e representantes discentes junto ao respectivo Colegiado, na forma que dispõe o Regimento Geral da Universidade”.

Para votar, o eleitor deve apresentar um documento de identificação com foto e o número de matrícula na Universidade.

Segundo o cronograma do processo eleitoralo resultado deve ser divulgado no dia 27 de novembro. Após a homologação do processo, os Coordenadores serão nomeados por ato do Reitor para mandato de dois anos.

De acordo com o Pró-Reitor de Graduação (PROGRAD) da UNEB, professor Marcius Gomes, os Coordenadores de Colegiado de Curso são fundamentais para garantir a qualidade da formação acadêmica, funcionando como elo entre os órgãos de gestão, os professores, os estudantes e a comunidade externa.

Entre as atribuições de um Coordenador de curso estão: supervisionar e acompanhar as atividades didático-pedagógicas do curso; orientar a execução e a submissão do Plano Anual de Trabalho (PAT) do Colegiado ao Departamento; e representar o Colegiado junto aos Conselhos Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) e de Departamento.

Fortalecimento dos Colegiados

O Pró-Reitor Marcius destaca que, em 2015, a PROGRAD vai fortalecer estratégias de aproximação e assessoramento das demandas acadêmicas dos Colegiados. Como proposta da gestão, no próximo ano deverá ser criado o Programa de Fortalecimento dos Colegiados de Curso (PFCC).

“Pretendemos avançar com as discussões acadêmico-pedagógicas e com implantação de metodológicas inovadoras para formação universitária”, explica o gestor, ressaltando que ainda neste ano será realizada uma pesquisa junto aos Coordenadores em exercício para subsidiar a construção do PFCC.



Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: