POR Ascom/Wania Dias, 24 set 2014, 17H27

UNEB lança primeiro projeto piloto do Canal da Cidadania em Canudos

Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

Com objetivo de democratizar a TV brasileira, a UNEB saiu na frente e lançou o primeiro projeto piloto do Canal da Cidadania, no Memorial Antônio Conselheiro da UNEB, em Canudos.

A iniciativa, realizada pelo Núcleo de Audiovisual da UNEB, em Canudos, teve transmissão ao vivo para todo o município durante três dias (19 a 21 de setembro), através do Canal 14 do UHF Local.

Toda a programação exibida foi produzida por estudantes da UNEB e de escolas da região. Os discentes foram capacitados através de oficinas de preparação de produção, apresentação e técnicas de introdução à televisão, com o apoio e orientação de profissionais da TV Local, de Vitória da Conquista, e da TV Pelourinho.

Segundo o professor da UNEB, Luiz Paulo Neiva, responsável pelo núcleo, Canudos foi escolhida para sediar o lançamento da iniciativa pela sua importância histórica e cultural.

“A UNEB possui um amplo repertório de realizações no semiárido baiano. Levar para Canudos um projeto de porte nacional, além de dar visibilidade ao município, descentraliza as ações, que normalmente são realizadas na capital do estado, e democratiza o acesso à cultura e às novas tecnologias”, afirmou Luiz Paulo.

O projeto piloto de Canudos foi o primeiro do Canal da Cidadania executado no Brasil. A iniciativa foi realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Canudos e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

Canal da Cidadania – O Canal da Cidadania foi criado a partir do Decreto 5820, de 29 de junho de 2006, em conjunto com a Portaria 489 do Ministério das Comunicações, de 18 de dezembro de 2012.

A iniciativa consiste na implantação de quatro canais digitais, sendo um para o governo do estado, outro para a prefeitura e dois para a sociedade civil. O feito é inédito no país e visa dar voz à sociedade brasileira, respeitando e garantindo a manutenção das referências culturais nacionais.


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: