POR Ascom/Toni Vasconcelos, 18 set 2014, 10H14

ENADE: 14.116 estudantes e 268 cursos da UNEB participarão do exame este ano

Toni Vasconcelos
Núcleo de Comunicação
Assessoria de Comunicação

int1

Após o êxito alcançado no Censo Docente, a UNEB comemora agora os resultados positivos obtidos na primeira etapa do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade 2014) .

Encerrada no final do mês passado, a fase de inscrições para o exame atingiu números recordes: um total de 14.116 estudantes e 268 cursos da universidade vão participar do exame no final do ano (veja cronograma).

Esses resultados correspondem a um aumento acima de 120% (alunos) e de 180% (cursos) em comparação com as inscrições da instituição no Enade de 2011, última edição que envolveu os mesmos cursos de 2014.

De acordo com os dados divulgados pela Secretaria Especial de Avaliação Institucional (SEAVI) da UNEB, estão inscritos desta vez no Exame Nacional:

  • 6.134 discentes de 72 cursos regulares
  • 4.874 discentes de 187 cursos do programa Parfor
  • 3.108 discentes de cursos em educação a distância (EaD).

Esta é a primeira vez que a Universidade participa da avaliação com todos os cursos da instituição.

“Um dado nos deu grande satisfação: conseguimos inscrever 533 estudantes que se encontravam em situação de pendência em relação a edições anteriores do Enade. Isso vai permitir que esses alunos possam receber seus diplomas”, destaca o professor Ivan Novaes, coordenador da SEAVI.

Para o coordenador, esse crescimento exponencial nas inscrições do Enade expressa a sensibilidade e o forte envolvimento das equipes gestoras da Prograd, EaD, Parfor e da Procuradora Institucional da Universidade junto ao Inep, Maria Conceição Macedo (SGC), além dos Coordenadores de Curso.

Próximas etapas: a mobilização continua

A expectativa agora é de se obter o mesmo êxito da fase inicial do Enade, a partir da mobilização da comunidade acadêmica até os passos finais do processo, em meados de dezembro, quando o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publica a relação dos estudantes em situação regular com o exame.

Com uma maior divulgação do processo, a UNEB quer assegurar, principalmente, a participação nas próximas etapas de todos os estudantes e coordenadores de curso que foram inscritos no exame e, para isso, conta com o apoio do Diretores de Departamento.

int2

Antes das provas do Enade, que serão aplicadas no dia 23 de novembro deste ano (os locais serão divulgados nesta sexta-feira, dia 19), os estudantes devem responder (de 21/10 a 23/11) o questionário eletrônico de avaliação da Universidade. Já os Coordenadores de Curso responderão o questionário eletrônico de avaliação no prazo de 24 de novembro a 7 de dezembro.

Conforme o coordenador da SEAVI, atualmente os discentes e docentes têm uma maior compreensão da importância dessa avaliação para todos os envolvidos. “Não é só uma nota em uma prova. O que está se avaliando é a condição dos cursos oferecidos e a qualidade da formação do graduando”, ressalta.

O coordenador acredita que obter um desempenho positivo no Enade deve ser um compromisso de toda a comunidade acadêmica. “Hoje, as notas do exame podem ser consultadas por qualquer pessoa. Assim, é muito fácil verificar como tal curso se posiciona em relação aos demais cursos da mesma cidade e região. Portanto, como diz a nossa campanha de divulgação: ‘Valorize sua formação‘”.

Além disso, com os dados obtidos no Enade, a administração e a comunidade da UNEB terão mais elementos para analisar as condições dos seus cursos, adotando ações para reorientar e qualificar cada vez mais a graduação.

“Queremos dar uma dimensão pedagógica aos dados do Enade. Para isso, contamos com o comprometimento da comunidade acadêmica inscrita, no sentido de participar corretamente destas próximas etapas do exame. Afinal, todos somos parte desta instituição, seja estudante, egresso, docente, gestor”, finaliza o coordenador.

Para informações sobre o Enade, envie mensagem para enade@uneb.br.

Consulte cronograma da UNEB para o Enade 2014.

Confira site da UNEB sobre o Exame Nacional.


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: