POR Ascom / Danilo Oliveira, 22 ago 2014, 10H04

Cátedra da UNEB promove seminário sobre literaturas de língua portuguesa

Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

A cátedra Fidelino de Figueiredo da UNEB vai promover, nos dias 26 e 27 de agosto, o primeiro Seminário Estadual de Pesquisa em Literaturas de Língua Portuguesa.

O evento será realizado, em parceria com o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (CICL), no Gabinete Português de Leitura, localizado na Praça da Piedade, centro antigo de Salvador.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo e-mail catedrafidelinofigueiredo@gmail.com até o dia o primeiro dia do seminário.

A iniciativa visa promover um debate sobre questões científicas, pedagógicas e teóricas da área de literatura, com o objetivo de discutir os rumos e articulações das pesquisas na área.

A programação do evento reserva cinco mesas-redondas e conta com a participação de pesquisadoras da Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

O Seminário Estadual de Pesquisa em Literaturas de Língua Portuguesa conta ainda com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) da UNEB.

Lançamento de livro

A cátedra Fidelino de Figueiredo da Universidade vai participar do lançamento do livro infantil “Nero e Nina”, do escritor Mário Cláudio, na 23º Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

O luso será representado, durante o evento, pela professora da UNEB Rita Aparecida Santos, que preside a cátedra, e pela pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Maria Theresa Abelha Alves.

O livro, que leva o selo da Editora UNEB (EdUNEB), foi inspirado por uma visita do escritor aos túmulos de Dom Pedro I e Dona Inês de Castro, no Mosteiro de Alcobaça, em Portugal e fala sobre a relação entre dois cães da família real, representados no local, e o contato dos animais com os donos.

Mário Cláudio é o pseudônimo literário de Rui Manuel Pinto Barbot Costa, autor já laureado por premiações como o “Grande Prémio de Romance e Novela” da Associação Portuguesa de Escritores (APE), em 1985, e o “Prémio Pessoa” do jornal português Expresso, em 2004.

Informações: catedrafidelinofigueiredo@gmail.com.


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: