POR Ascom/Henrique Soares, 03 jul 2014, 09H38

Iniciação Científica: trabalhos do Campus III são premiados em simpósio nacional

Dois trabalhos de iniciação científica, realizados no curso de Engenharia Agronômica do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS), do Campus III da UNEB, em Juazeiro, foram premiados durante o I Simpósio Nacional de Estudos para Produção Vegetal no Semiárido (SINPROVS).

As pesquisas analisam a utilização de água com elevado teor de sais em culturas da região do semiárido e integram o projeto Substituição Temporal de Água Salobra no Desenvolvimento de Plantas Hortículas.

O trabalho intitulado Desenvolvimento de Genótipo do Gergelim sob Irrigação com Água sob Diferentes tipos de Condutividade Elétrica analisa a utilização de diferentes níveis de água salobra em cultivos de gergelim (Sesamum indicum).

Já a pesquisa Substituição Temporal de Água Salobra no Desenvolvimento da Moranga, conhecida como jerimum (Cucurbita máxima duchesne) avalia o período mais crítico e o mais indicado para utilizar água salobra nessa cultura. O objetivo é indicar ao produtor rural o melhor período para substituir água com baixa concentração de sais, utilizada na irrigação, por água salobra em diferentes cultivos. Isso vai ajudar a economizar água no processo de irrigação.

Os trabalhos, coordenados pelo professor da UNEB Emanuel Santos, foram desenvolvidos pelos estudantes Wilian dos Santos e Emerson Nunes. As pesquisas alcançaram a segunda e a terceira colocação no evento.

O SINPROVS, que promoveu o intercambio das pesquisas sobre os impactos das mudanças climáticas e do reúso da água na produção agrícola, aconteceu entre 26 e 29 de maio, nos municípios de Triunfo e Serra Talhada, em Pernambuco.

Texto e fotos: Núcleo de Comunicação do DTCS/Campus III, com edição da Ascom.


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: