POR Ascom/Wania Dias, 25 mar 2014, 17H50

UNEB convoca professores para o Censo Universitário

Com a campanha Bom Censo é 100%, a UNEB inicia, nesta terça-feira (25), mobilização dos professores e professoras para participarem do Censo Universitário realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) e pela UNEB.

O censo é obrigatório para todas as instituições de ensino superior, públicas e privadas, que devem fornecer informações sobre seus cursos, seus docentes, estudantes, técnicos, infraestrutura, entre outros.

A participação da UNEB no Censo é pré-requisito fundamental para incluí-la no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e nos programas de bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Desse modo, a falta de informações bem como a inconsistência dos dados apresentados ao Censo podem resultar em uma série de problemas para a Universidade, dentre eles a redução do número de bolsas de iniciação científica (IC), a perda de autonomia dos cursos de graduação na emissão de diplomas e até mesmo a desqualificação da instituição junto ao MEC.

FACILIDADE – Para facilitar a participação no censo, a UNEB desenvolveu um sistema em que os professores terão apenas que atualizar os seus dados.

Esse sistema foi desenvolvido pela Unidade de Desenvolvimento Organizacional da UNEB (UDO), juntamente com a Equipe de Acompanhamento do Censo INEP/UNEB 2013, coordenada pelo Assessor Especial da Reitoria, o professor Ivan Novaes. Conforme testes já realizados pela UDO, os professores vão precisar de apenas 20 minutos para atualizar os seus dados.

EQUIPE – O Censo 2013 foi aberto pelo Inep no dia 03 de fevereiro, momento em que a UNEB criou uma Equipe de Acompanhamento para planejar, sistematizar e prestar as informações institucionais necessárias ao Censo Universitário. Essa equipe é composta por representantes da PGDP (Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas), da PROGRAD (Pró-Reitoria de Ensino de Graduação), da UDO (Unidade de Desenvolvimento Organizacional), da SGC (Secretaria Geral de Cursos), da UNEAD (Unidade de Educação a Distância) e da CPA (Comissão Própria de Avaliação).

Participe do Censo clicando AQUI.


Vídeo produzido pela WebTV.UNEB

Imagem (home): Divulgação


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: