POR Ascom/Wania Dias, 06 jan 2014, 22H31

MUDA UNEB: Bites e Carla tomam posse como Reitor e Vice-Reitora

Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

xxx

Comunidade local e acadêmica, e autoridades políticas, militares e religiosas participaram da cerimônia

Eleitos pela comunidade acadêmica com 57,86% dos votos válidos, os professores José Bites e Carla Liane foram empossados para os cargos de Reitor e Vice-reitor, respectivamente, em cerimônia realizada na tarde de hoje (6), no Teatro UNEB, no Campus I da universidade, em Salvador.

xx

Osvaldo: processo eleitoral limpo, sem máculas

É uma honra poder ser o primeiro reitor unebiano do interior da Bahia. Nós construímos uma proposta de gestão que foi discutida, amplamente debatida na universidade durante todo o processo eleitoral. Acreditamos que o trabalho coletivo é fundamental para alcançar grandes resultados”, destacou Bites (ver discurso de posse).

Para Carla Liane assumir a Vice-Reitoria da UNEB é  um grande desafio. “A vitória da nossa chapa com quase 60% dos votos demonstra que as nossas aspirações encontraram eco na comunidade acadêmica. Vamos trabalhar juntos para colocar a UNEB em uma posição de destaque no cenário global, visando justiça social e emancipação humana”, frisou Carla (ver discurso de posse).

O termo de posse foi lido pela nova Chefe de Gabinete da Reitoria, Maria Aparecida Porto, e assinado por Bites, Carla e demais membros da mesa solene. Os novos gestores cumprirão o mandato de 2014 a 2017.

O secretário da Educação (SEC), Osvaldo Barreto representou o governador do estado, Jaques Wagner.

“A UNEB realizou um processo eleitoral limpo, sem máculas, um processo aceito pelo conjunto da comunidade. O governador Jaques Wagner acolheu a decisão da comunidade nomeando o mais votado na eleição com resultado referendado pelo Conselho Universitário. Hoje é um dia de festa!”, elogiou o titular da SEC.

Comunidade acadêmica em festa

xx

Filizmina: gestão será transparente e de grandes mudanças

Cerca de mil pessoas participaram da solenidade (ver lista de autoridades presentes) entre membros da comunidade acadêmica, e autoridades políticas, militares e religiosas, lideranças comunitárias e dos movimentos sociais parceiros da universidade, além de representantes de outros segmentos da sociedade.

“Esperamos dessa gestão pluralidade de vozes, respeitando a opinião e a participação de todos os setores que compõem a universidade”, destacou o estudante do curso de Relações Públicas, Lucca Fróes.

Para a professora Filizmina Saraiva, do Campus XXIII da UNEB em Seabra, as expectativas são as melhores possíveis. “Necessitamos de apoio e de políticas públicas que auxiliem a todos da comunidade unebiana, o professor Bites deu provas da sua competência e por isso acredito que essa gestão será transparente e de grandes mudanças”, ressaltou.

A solenidade foi transmitida ao vivo no Portal UNEB e via videoconferência para os 24 campi da universidade.


Vídeo de cobertura produzido pela WebTV.UNEB

Nova equipe de gestão universitária

Os pró-reitores que compõem a nova equipe de gestão universitária da UNEB 2014-2017 foram nomeados na última sexta-feira (3). A posse será realizada amanhã (7), às 11h, em cerimônia na Reitoria da UNEB, no Campus I, em Salvador.

De acordo com a nova pró-reitora de Extensão (Proex), Marta Valéria, esse é o momento para reconhecer os projetos, programas e núcleos da Proex. A gestora destacou ainda que sente falta de uma integração entre a extensão, a pesquisa e o ensino na instituição.

Já o pró-reitor de Administração (Proad), Jairo Sá, explicou que sua primeira preocupação é com a agilidade dos processos.

xx

Marluce: "Proaf está sendo construída coletivamente"

“A universidade tem recursos financeiros, mas não possui a agilidade para realizar a implementação das ações. Outro ponto importante é a descentralização de parte dos recursos para os departamentos da UNEB para que possam exercer suas funções finalísticas”, explicou Jairo.

Uma das primeiras ações da nova administração da UNEB foi a criação da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas (Proaf).

“A Proaf está sendo construída coletivamente por indígenas, portadores de deficiência, comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). Na Proaf vamos trabalhar o diálogo entre esses grupos e as pró-reitorias e secretarias da UNEB, além de buscar alavancar ações afirmativas e de diversidade na cultura da universidade”, explicou Marluce Macedo, titular da nova pró-reitoria, que também preside a Associação de Pesquisadores Negros da Bahia.

Vitória da democracia

Bites e Carla foram eleitos no dia 9 de outubro com quase 60% dos votos válidos dos 14 mil eleitores, entre estudantes, professores e funcionários da universidade, que foram às urnas nos 24 campi, na capital e no interior do estado. A nomeação dos novos gestores foi publicada no Diário Oficial do Estado (D.O.E) no dia 22 de novembro de 2013.

José Bites é graduado em Geologia pela Universidade Federal do Mato Grosso (Ufmt) e mestre em Geologia pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Tem experiência em educação e gestão pública. Foi diretor do Departamento de Educação (DEDC), no Campus VII da UNEB, em Senhor do Bonfim, e Pró-Reitor de Ensino de Graduação (Prograd) da universidade.

Carla Liane é graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e doutora em Ciências Sociais pela mesma instituição. Foi diretora do Departamento de Educação (DEDC) do Campus I da UNEB, em Salvador, e gerente de Extensão (Proex).

Fotos: Cindi Rios e Juliana Cardoso/Ascom

Galeria de Fotos


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: