POR Ascom/Wania Dias, 16 out 2013, 17H03

Pró-reitor lança livro sobre execução do Projeto Canudos nesta sexta (18)

Victor Lima
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação


O pró-reitor de Planejamento (Proplan) da UNEB, Luiz Paulo Neiva, lança o livro Canudos: Desenvolvimento e Emancipação nesta sexta-feira (18), às 20h, no Memorial Antônio Conselheiro, em Canudos.

A publicação, que recebe o selo da Editora da UNEB (EdUNEB) e foi organizado por Neiva, é uma coletânea de artigos interdisciplinares que apresenta uma reflexão teórica e empírica da execução do Projeto Canudos.

xx

Reprodução da capa do livro

Os textos abrangem as áreas de História, Cultura e Memória, Agricultura Sustentável, Bioma Caatinga, Pesca e Educação para a Convivência com o Semiárido, como também evidenciam os resultados, registrando metodologias, técnicas, estratégias e tecnologias desenvolvidas.

Luiz Paulo, integrante da coordenação do Projeto Canudos, explica que a publicação reúne os principais resultados do projeto e busca suscitar novos diálogos sobre a iniciativa da UNEB.

“A narrativa é direcionada para a caracterização das potencialidades produtivas da região, descrevendo a emergência de novos paradigmas de desenvolvimento que integram sustentabilidade, educação, capital social e emancipação. Tem como lócus de pesquisa o Município de Canudos, com toda sua importância histórica e representatividade no Semiárido”, pontua Luiz Paulo.

No dia 16 de novembro, às 19h, o professor estará presente no XIII Encontro dos Canudenses, em São Paulo, para também apresentar a publicação. A iniciativa é uma realização da União Pelos Ideais de Canudos (Upic).

Projeto Canudos

O projeto da UNEB, co-financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do estado da Bahia (Fapesb), tendo como instituições parceiras a Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), Universidade Federal do Recôncavo Baiano (Ufrb), e as secretariaa de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e de Meio Ambiente (Sema), tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da região a partir de pesquisas adaptadas à realidade do semiárido.

Trata-se de uma iniciativa de fomento do desenvolvimento sustentável no semiárido baiano, formada por uma equipe multidisciplinar e interinstitucional, que tem realizado estudos visando soluções inovadoras para os problemas da população da região, nos aspectos econômicos, sociais, ambientais, históricos e culturais.

Informações: Proplan/Campus I – tel. (71) 3117- 2359.

Imagem (home): Divulgação


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: