POR Ascom/Wania Dias, 20 set 2013, 11H23

Colóquio internacional sobre educação e identidade inscreve trabalhos até 30/09

Victor Lima
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação


O II Colóquio Internacional Educação, Corpo e Identidade está com inscrições abertas, até o dia 30 de setembro, para apresentação de trabalhos.

O evento, que tem como tema A (des)humanização, educação e corpo: impactos no desenvolvimento humano e regional, ocorre entre os dias 8 e 11 de outubro, no Campus I da UNEB, em Salvador.

Os interessados em submeter trabalhos devem preencher ficha de inscrição disponível no portal da UNEB e inserir resumo do artigo com no máximo 700 caracteres, e/ou enviá-lo para e-mail educacaocorpoeidentidade@gmail.com. Os que desejam participar apenas como ouvintes, podem se inscrever até o dia 5 de outubro.

Os inscritos devem doar dois quilos de alimentos não-perecíveis (exceto sal), que devem ser entregues no Centro de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Regional (CPEDR) no Campus I da UNEB, em Salvador, até o dia 8 de outubro.

O evento é uma iniciativa do Centro de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Regional (CPEDR) da UNEB, em processo colaborativo com o grupo de pesquisa em História da Cultura Corporal, Educação, Lazer e Sociedade, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), junto ao grupo internacional Recherches Esthétiques & Théorétiques sur les Images Nouvelles & Anciennes (Retina).

Extensa programação

A programação do colóquio reserva conferências, reunião temática, mesas-redondas, comunicações em Grupos de Trabalhos (GTs) e atividade cultural. Destaque para a conferência de abertura que será ministrada pelo filósofo francês e presidente da Retina, François Soulages, no dia 9 de outubro, às 15h.

Entre os convidados para o evento estão os pesquisadores franceses Anne-Marie Perraut Solivères e Lissi Guérin (PARIS 8 / Centre Hospitalier Jacques Lacarin) e Caterine Reginensi e Jussara Loureiro-Labazuy (Université de Toulouse II – Le Mirail).

Para a professora Leliana Sousa, coordenadora da iniciativa, o colóquio se constitui em um fórum de discussões e apresentações de pesquisa feitas nas áreas de educação e desenvolvimento regional.

“A ideia é suscitar questões locais e globais, fazendo emergir a possibilidade de outro lugar do ser humano para recolocar-se enquanto cognitivo sensível, ambiental, político e corporal frente a processos de (Des)humanização em um apelo aos povos do exercício do cuidar-se, do responsabilizar-se, da ética”, destaca

O evento conta com a parceria da Université Paris 8 (França), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da faculdades Ruy Barbosa e Área I.

Informações: CPEDR/Campus I − tel. (71) 3117-2417 / 2406.

Imagem (home): Divulgação


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: