POR Ascom / Danilo Oliveira, 27 jul 2013, 09H36

Diadorim promove projeto Cinemando com a Literatura no interior do estado

Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação


A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UNEB, por meio do Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade (Nugsex Diadorim), realiza nova edição do projeto Cinemando com a Literatura, entre os dias 30 e 31 de julho, no Colégio Estadual Jubilino Cunegundes, em Morro do Chapéu.

A iniciativa, que é aberta ao público externo, vai debater adaptações cinematográficas baseadas em livros nacionais e estrangeiros de autoria feminina. Quem tiver interesse em participar deve se inscrever gratuitamente, até o primeiro dia de atividades, no local do evento.

A nossa proposta é divulgar e discutir obras literárias e cinematográficas. Nesta edição vamos debater questões que permeiam o universo feminino, a exemplo da sexualidade e da violência, buscando reunir também o público juvenil”, explica o coordenador do projeto, Marcos Gonçalves.

A programação do evento reserva a exposição virtual Mulheres, do artista Jorge Itaitu, e debates sobre as obras A Hora da Estrela, de Clarice Lispector, adaptada para o cinema por Suzana Amaral, com a professora do Campus XIII da UNEB, em Itaberaba, Izabel Melo, e A Máquina, dirigido por João Falcão, baseada no livro homônimo da escritora Adriana Falcão, com a atriz Fernanda Belling.

A iniciativa conta com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada a Secretaria estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e do Colégio Estadual Jubilino Cunegundes.

Agenda do Cinemando

As atividades do projeto Cinemando com a Literatura serão também realizadas no município de América Dourada, entre os dias 1º e 2 de agosto, no Clube Municipal.

Os interessados devem se inscrever gratuitamente, até o primeiro dia da iniciativa, na sede da Secretaria Municipal de Educação de América Dourada.

A programação do evento reserva a exposição virtual Mulheres, do artista Jorge Itaitu, e debates sobre as obras A Hora da Estrela, de Clarice Lispector, adaptada para o cinema por Suzana Amaral, com a professora do Campus XIII da UNEB, em Itaberaba, Izabel Melo; A Máquina, dirigido por João Falcão, baseada no livro homônimo da escritora Adriana Falcão, com a atriz Fernanda Belling; e Arranca-me a Vida, da autora mexicana Ángeles Mastretta, adaptada para as telas por Roberto Sneider, com o professor Marcos Gonçalves.

A iniciativa conta com apoio da Sudesb e da Secretaria Municipal de Educação de América Dourada.

Uma nova edição do projeto será realizada, ainda no mês de agosto, no município de Simões Filho.

“É de suma importância a articulação da UNEB com os municípios. Essa presença é efetiva e consolida diversas ações educacionais. A Proex, através do Nugsex Diadorim, por meio do projeto Cinemando com a Literatrura, possibilita intervenções que contribuem nas referências identitárias da cultura articulados através da literatura e do cinema”, destaca a pró-reitora de Extensão (Proex) da universidade, Manuela Barreto.

Iniciado em 2007, o Cinemando com a Literatura já percorreu 14 campi da universidade, na capital e no interior do estado, e tem como público-alvo discentes da instituição, estudantes secundaristas, professores do ensino médio e demais interessados pelos temas.

Informações: Nugsex Diadorim/ Proex – tel. (71) 3371-0148.

Imagem (home): Divulgação


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: