POR Ascom / Danilo Oliveira, 22 jul 2013, 15H08

Revista da Faeeba recebe autorização para integrar acervo bibliográfico da Capes

Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação


A Revista da Faeeba: Educação e Contemporaneidade passou a integrar o acervo bibliográfico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

200x300

Reprodução da capa da obra

A novidade foi apresentada pelo professor Adailton Ferreira, que coordenou a 39ª edição da publicação em parceria com o docente Luciano Costa Santos, durante o lançamento da revista, realizado na tarde da última sexta-feira (19) no Auditório Jurandyr Oliveira, no Departamento de Educação (DEDC) do Campus I da UNEB, em Salvador.

O pesquisador explicou ainda que a revista já está disponível para acesso no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), biblioteca digital  composta por uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros e estrangeiros.

Pró-reitor de Graduação (Prograd) da universidade, Antônio Amorim representou o reitor Lourisvaldo Valentim durante a mesa de abertura do evento e destacou a importância da conquista junto à Capes.

“Somamos nossa revista ao acervo eletrônico da Capes, que é composto por publicações científicas de referência. Com essa conquista, professores, pesquisadores e estudantes de todo o mundo poderão ter acesso à Revista da Faeeba, o que possibilitará maior contato da universidade com novos polos acadêmicos e que outras instituições conheçam a UNEB”, ressaltou o gestor.

A revista, que possui periodicidade semestral, é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), do DEDC.

Também participaram da mesa de abertura do evento a pró-reitora de Extensão (Proex) da universidade, Manuela Barreto, a professora Fátima Urpia, que representou a vice-reitora Adriana Marmori, a diretora do DEDC, Carla Liane, a editora-geral da revista, Tânia Dantas, a editora executiva da publicação, Liége Fornari.

Filosofia e educação

tania_invert

Tânia Dantas: pela avaliação da Capes, a Revista da Faeeba figura como publicação internacional

Com tiragem de mil exemplares, a nova edição conta com 18 artigos e dois textos de professores brasileiros e estrangeiros que problematizam o tema, incentivando o debate principalmente nos campos das ciências humanas e sociais acerca das contribuições dos aspectos filosóficos para a educação.

“A Revista da Faeeba possui avaliação Qualis A2 pela Capes, o que significa dizer que é uma publicação internacional. No Norte e Nordeste do Brasil apenas duas revistas possuem essa classificação, portanto, esse é um projeto de extrema importância e que certifica a qualidade do PPGEduC e da nossa universidade”, ressaltou Tânia Dantas, editora-geral da revista e professora do PPGEduC.

Ainda segundo Tânia, a sugestão para que a revista integrasse o acervo da SciELO foi feita pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd).

A publicação, que conta com o patrocínio da Petrobras, pode ser adquirida também no DEDC ou na Editora UNEB (Eduneb) ao custo de R$ 20. Exemplares serão disponibilizados na biblioteca do campus para consulta.

Galeria de fotos


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: