POR Ascom / Danilo Oliveira, 17 jun 2013, 20H29

Forró da Uati reúne cerca de 250 participantes no Campus I

Bianca Fernandes
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

galeria_uati8

Estudantes do programa realizaram coreografias e dançaram ao som da banda Espiga de Milho. Fotos: Cindi Rios

“Sou suspeita para falar sobre a festa, porque fui uma das colaboradoras que trabalharam para realizar esse forró, mas posso dizer que esse evento reflete a alegria que o núcleo traz para nós. A Uati levantou meu astral e me ensinou que tenho mais é que viver.”

Esse foi o depoimento da aluna Maura Nascimento, do programa Universidade Aberta à Terceira Idade (Uati), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da UNEB, concedido durante o São João da Uati, realizado na última sexta-feira (14), na quadra poliesportiva do Campus I da instituição, em Salvador.

Sônia Bamberg: "Buscamos trazer os elementos do São João o mais próximo possível da realidade"

Sônia Bamberg: "Buscamos trazer os elementos do São João o mais próximo possível da realidade"

O encontro, que teve como objetivo comemorar os festejos juninos e homenagear as mulheres da obra de Jorge Amado, reuniu cerca de 250 pessoas, entre estudantes do programa e familiares.

“Temos um orgulho imenso desse forró. Em nossa festa buscamos trazer os elementos do São João o mais próximo possível da realidade, tendo em vista que a essência da data tem se perdido nas capitais”, ressaltou Sônia Bamberg, coordenadora do Núcleo Universidade Aberta à Terceira Idade (Nuati).

Segundo a coordenadora, a cada edição do encontro, os alunos se envolvem mais com a organização das atividades e participam mais ativamente da festa: “São eles que produzem as pesquisas sobre o tema, sugerem ideias, confeccionam as peças utilizadas nas apresentações e convidam seus familiares”.

O evento contou com barracas temáticas com nomes de personagens femininas de Jorge Amado, a exemplo de Gabriela, Tieta, Perpétua e Maria Machadão.

Os estudantes encenaram ainda o casamento do romance Dona Flor e seus dois maridos, e participaram de quadrilha e coreografias de forró, durante apresentação musical da banda Espiga de Milho.

Personagens de Jorge

De acordo com Sônia, em todas as edições do evento, o tema é escolhido de acordo com o interesse manifestado pelos alunos do programa. Em 2013, os participantes desejaram apresentar as personagens da obra amadiana.

Estudantes encenaram romances de Jorge Amado (2)

Alunos encenaram casamento de personagens da obra Dona Flor e seus dois maridos, de Jorge Amado

Caracterizado de Vadinho – personagem do romance Dona Flor e seus dois maridos –, o estudante Luiz Carlos dos Santos participa há três anos da Uati, no Campus I, e frisou a importância da participação dos discentes na organização da festa.

“A escolha dessa temática fez nossa criatividade aflorar e nos proporcionou momentos de grande alegria. São em ocasiões como esta que confabulamos, participamos de maneira efetiva e interagimos com esse grupo seleto e cheio de energia”, ressaltou Luiz Carlos.

A aluna Maura Nascimento participa há sete anos das atividades do programa e revela que o engajamento nas ações da Uati foi importante para reconquistar sua autoestima.

A estudante Flora Gomes afirmou se sentir plenamente abraçada pelas novas amizades conquistadas no programa: “Participava do Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e agora que estou aqui, encontrei essa nova família repleta de alegria, que promove encontros como este e me proporciona uma troca de experiências muito enriquecedora”.

Galeria de fotos


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: