POR Ascom / Danilo Oliveira, 11 jun 2013, 11H27

Campus I sedia atividades de iniciativa de conscientização: 12 de junho

Victor Lima
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação


O Teatro UNEB, do Campus I da universidade, em Salvador, vai sediar no dia 12 de junho as atividades do primeiro dia da Semana de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa.

A iniciativa é promovida pela Secretaria estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), por meio da Coordenação de Apoio à Pessoa Idosa (Capi), em parceria com o Conselho Estadual do Idoso (CEI).

O evento, que é gratuito e aberto ao público, conta com apoio do Núcleo Universidade Aberta à Terceira Idade (Nuati), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UNEB.

“A universidade abriga uma rede do programa Universidade Aberta à Terceira Idade (Uati) em todo o estado, por isso é importante participarmos de um evento que denuncia a violência contra o idoso em uma campanha de esclarecimento sobre o assunto, para os nossos alunos”, explica Sônia Bamberg.

A programação do primeiro dia de iniciativa reserva o seminário Panorama da violência contra a pessoa idosa no Brasil e na América Latina: ações, perspectivas, medidas de prevenção e proteção, ministrado pela pesquisadora Ana Elisa Bastos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição vinculada ao Ministério da Saúde (MS).

Foram convidados para a abertura do evento, que terá início às 8h30, o reitor da UNEB, Lourisvaldo Valentim, a vice-reitora Adriana Marmori, e o titular da SJCDH, Almiro Sena.

Enfrentamento à violência

A iniciativa, que segue extensa programação até o dia 15 de junho, reserva seminários, feira de cidadania, aulas de alongamento e caminhadas, em diversos locais da cidade.

As atividades comemoram o dia 15 de junho, sendo o Dia Mundial de Conscientização da Violência, instituído em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Direito da Pessoa Idosa da SJCDH, Liliane Aboud, a semana tem como objetivo alertar aos participantes sobre a crescente violência física, financeira e psicológica sofrida pelos idosos no país: “dos casos notificados na casa do idoso, 51% estão relacionados à violência dos filhos contra os seus pais”.

Informações: Nuati/Campus I – tel. (71) 3117-2275 ou SJCDH – tel. (71) 3115-8472.


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: