POR Ascom / Danilo Oliveira, 20 mai 2013, 17H31

Governador e gestores inauguram sede própria do Campus XV, em Valença

Vicente Andrade
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

dh_uneb

Novo campus possui mais de 14 mil metros quadrados e conta com 16 salas de aula. Foto: Arquivo Proinfra

“A presença do governador na inauguração das novas instalações do Campus XV mostra a importância que a nossa universidade tem para o estado da Bahia. Graças ao empenho da gestão, dos professores, do movimento estudantil e dos técnicos da universidade podemos comemorar esta conquista”.

corpo10

Os gestores visitaram as novas instalações e confraternizaram com a comunidade acadêmica

Com estas palavras, o reitor da UNEB, Lourisvaldo Valentim, celebrou, junto ao governador do estado, Jaques Wagner, e a comunidade de Valença, a inauguração da sede própria do Campus XV da universidade, no município, realizada – na ultima sexta-feira (17) – durante cerimônia solene.

Ainda de acordo com Valentim, foram investidos R$ 9 milhões em estrutura e equipamentos para as novas instalações. Para este ano, o gestor prevê também a instalação de uma livraria na unidade.

O governador, além de parabenizar o reitor, visitou as instalações do Campus XV e destacou a importância da presença das autoridades e da população valenciana durante a cerimônia solene.

“Este é um momento de alegria, pois agora temos uma casa a altura dos nossos estudantes, professores e funcionários da UNEB. Agora podemos atender às necessidades da região de Valença com ainda mais qualidade”, frisou Jaques Wagner.

Atendimento das demandas

A vice-reitora da UNEB, Adriana Marmori, prestigiou também a cerimônia e convidou a comunidade da região a usufruir do espaço público que é a universidade.

“Com a sede própria, os cursos serão ofertados com mais conforto e qualidade. Queremos ampliar a oferta de nossas graduações e implantar cursos de pós-graduação, abrindo ainda mais as portas desta universidade à comunidade externa. As pessoas precisam participar mais deste espaço, que é público e plural”, ressaltou Adriana.

A cerimônia foi prestigiada também pelo secretário estadual da Educação (SEC), Osvaldo Barreto, pelos pró-reitores de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP), Marcelo Ávila, e de Assistência Estudantil (Praes), Paulo James de Oliveira, pelo diretor do Departamento de Educação (DEDC) do campus, Pedro Sabino, e pela assessora da Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra), Ana Paula Massarenti.

corpo1

Suzana Andrade: serviços ofertados pela UNEB agora podem ser prestados com maior qualidade

No Campus XV são ofertados os cursos de direito e pedagogia para 573 estudantes. Para atender a essa demanda, o departamento conta com 46 docentes e 42 técnicos, segundo informações do site do DEDC.

A nova sede possui mais de 14 mil metros quadrados. A área é dividida em dois pavilhões (administrativo e de aulas) e dois quiosques abrigam a cantina, o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) e as sedes dos diretórios acadêmicos (DAs), além do ambiente de convivência.

A advogada Suzana Andrade, ex-estudante do curso de direito oferecido pelo DEDC e técnica do NPJ, destacou que com a nova estrutura, os serviços poderão ser prestados com maior qualidade para as comunidades externas e interna da universidade.

A unidade possui 16 salas de aula, dois laboratórios de informática com capacidade para 60 computadores e biblioteca com acervo de mais de 9,6 mil exemplares.

“Com o deslocamento das nossas atividades para esta sede própria, a biblioteca pode atender à comunidade estudantil com melhores condições”, celebrou a bibliotecária do DEDC, Patrícia da Silva.

Participação discente

Durante a inauguração, uma carta de reivindicação dos diretórios acadêmicos (DAs) dos cursos de pedagogia e direito, ofertados pelo Campus XV, foi entregue ao governador Jaques Wagner.

corpo5

Representantes do movimento estudantil entregaram pauta de reivindicação ao governador

“Temos um bom espaço físico, estamos felizes por esta conquista, porém queremos otimizar o ambiente. As solicitações são para a melhoria do próprio campus. Pedimos ao governador para aumentar o número de professores, para construir um anfiteatro e para comprar dois micro-ônibus”, frisou o integrante do DA de pedagogia, Fabricio Pinheiro.

Também integrante do DA, a discente Naiara Souza agradeceu aos gestores pela consolidação do projeto: “Queria agradecer ao reitor e à vice-reitora pela entrega da nova sede do Campus. Sem duvida este é um momento de celebração e vitória. Espero também que a partir de hoje, novos investimentos sejam feitos para continuar atendendo as demandas dos discentes e docentes da universidade”, comentou Naiara.

Entrega de casas populares

Momentos antes da inauguração da sede própria do Campus XV da UNEB, em Valença, o reitor Valentim e a vice Adriana Marmori foram convidados, pelo governador Jaques Wagner, para participar da solenidade de entrega de 300 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, para a comunidade valenciana.

A iniciativa demandou investimentos da ordem de R$ 12 milhões do governo do estado. Além das unidades do conjunto inaugurado, o município de Valença já está inscrito para receber outras 500 moradias do programa. Na Bahia, o Minha Casa, Minha Vida I e II contratou 107.253 imóveis, dos quais 39.154 já foram inaugurados.

A cerimônia de entrega foi prestigiada pela prefeita do município de Valença, Jucélia Nascimento, e pelo presidente da Assembléia Legislativa da Bahia, deputado Marcelo Nilo, além de autoridades locais.


Na foto (home), da esq. para a dir., Adriana Marmori, Jaques Wagner, Jucélia Nascimento e Lourisvaldo Valentim no descerramento da placa de inauguração. Fotos: Vicente Andrade/Ascom.

Galeria de fotos


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: