POR Ascom/Toni Vasconcelos, 05 mar 2013, 23H42

Fórum dos Reitores pede apoio ao MEC: emendas parlamentares e Sisu

Toni Vasconcelos*
Assessoria de Comunicação

mec_reuniao

Reitores e deputados baianos querem liberação de recursos para universidades estaduais. Foto: Divulgação

O Fórum dos Reitores das Universidades Estaduais da Bahia foi a Brasília na tarde de hoje (5) para buscar o apoio do Ministério da Educação (MEC) às demandas da comunidade acadêmica.

Os gestores das universidades do Estado da Bahia (UNEB), Estadual de Feira de Santana (Uefs), Estadual de Santa Cruz (Uesc) e Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) pediram ao ministro interino da Educação, Henrique Paim, o fortalecimento da parceria entre o órgão federal e as instituições estaduais.

Entre os pontos da pauta, constaram o apoio do MEC para a liberação de recursos da ordem de R$ 20 milhões, oriundos de emendas parlamentares destinadas às universidades estaduais baianas, e o repasse retroativo da diferença de recursos do programa Sisu (Sistema de Seleção Unificada), por meio do qual as instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem.

O encontro foi articulado pelo deputado federal Waldenor Pereira, ex-reitor da Uesb, e pelo deputado estadual Zé Raimundo, ambos do PT baiano.

De acordo com o reitor da UNEB, Lourisvaldo Valentim, presidente do Fórum dos Reitores, o ministro se mostrou disposto a fortalecer o relacionamento com as universidades estaduais, a fim de colaborar com os esforços do governo do estado voltados para a educação superior pública.

*Com informações da assessoria de imprensa dos deputados citados; imagem (home): reprodução, com arte de Anderson Freire/Ascom


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: