POR Ascom/Toni Vasconcelos, 04 dez 2012, 20H10

Reitoria atende movimento discente e reabre as inscrições para Vestibular 2013

Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação


A Reitoria da UNEB, atendendo solicitação do movimento estudantil, reabriu hoje (29) as inscrições para o Vestibular 2013.

Os interessados que ainda não garantiram a participação no maior processo seletivo universitário da Bahia têm agora até o dia 9 de dezembro para efetuar a inscrição: exclusivamente pela internet, na página www.vestibular.uneb.br.

O termo aditivo ao edital do certame, subscrito pelo reitor Lourisvaldo Valentim, foi publicado na edição de hoje do Diário Oficial do Estado (DOE).

Os candidatos que se inscreverem no último dia (9), domingo, até as 23h59, podem efetivar o pagamento da taxa, no valor de R$ 98, no dia 10, durante o expediente bancário.

Próximo salário

De acordo com o Centro de Processo Seletivo (CPS) da UNEB, os discentes pediram à Reitoria essa nova oportunidade para inscrição argumentando que seus familiares, ou eles próprios, somente obterão recursos para pagar a taxa do vestibular no começo de dezembro, quando receberão os salários ou outros proventos.

Até o encerramento do prazo de inscrição, no último dia 25, o CPS registrou milhares de pré-inscrições realizadas no sistema do Vestibular 2013, as quais não foram efetivadas por falta do pagamento da taxa.

Este ano, como já é praxe nos processos seletivos da instituição, a UNEB concedeu isenção do pagamento da taxa de inscrição para milhares de candidatos da rede pública de ensino e com baixa renda familiar.

Sensível às questões sociais, a administração da universidade já havia atendido outro pleito do movimento estudantil, no mês de julho, adiando a aplicação das provas do vestibular para janeiro de 2013, devido à então greve dos docentes da rede estadual.

Novos cursos

No Vestibular 2013, a UNEB está disponibilizando 4.297 vagas, distribuídas em mais de 100 opções de cursos de graduação presenciais, oferecidos nos campi de Salvador e outras 23 cidades baianas.

Neste certame, os candidatos vão poder concorrer também ao novo curso de ciências contábeis, no Campus XIII (Itaberaba), e de engenharia agronômica, no Campus XXII (Euclides da Cunha).

Pioneira no país na implantação do sistema de cotas, a UNEB reserva 40% das vagas para candidatos negros da rede pública de ensino e 5% para indígenas.

As provas do concurso estão previstas para serem aplicadas nos dias 13 e 14 de janeiro.

A relação de cursos, quadro de vagas, provas, normas e cronograma do processo seletivo constam no edital da seleção.

Vídeos com dicas

A TV UNEB, vinculada à Assessoria de Comunicação (Ascom) da universidade, está produzindo alguns vídeos com dicas de conhecidos professores de cursinhos pré-vestibulares com o objetivo de orientar os candidatos nesta reta final de preparação para o Vestibular 2013.

Nos primeiros vídeos, os vestibulandos podem conferir as dicas dos mestres sobre assuntos de física e sobre como elaborar um bom texto para a redação.

Dicas de Química
[yt:thumb]vNmFGKhSOKE[/yt:thumb]

Dicas de Física
[yt:thumb]U150cAm7EQs&feature[/yt:thumb]

Dicas de Redação
[yt:thumb]_b48p76U-SY[/yt:thumb]

Em breve, a TV UNEB vai disponibilizar outros vídeos com dicas sobre química e sobre o livro O desterro dos mortos, de Aleilton Fonseca, que integra a lista de obras literárias sugeridas para as provas do processo seletivo.

Informações: CPS/Campus I − tel. (71) 3117-2389 e 0800-071-3000.

Entre em contato também pelo Facebook Vestibular 2013:
www.facebook.com/pages/Vestibular-UNEB-2013

Imagem (home): Adriano Reis, com arte de Anderson Freire/Ascom


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: