POR Ascom/Toni Vasconcelos, 01 nov 2012, 18H42

Vestibular 2013: novos cursos em Itaberaba e E. da Cunha; inscrições abertas

Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação


Ainda está em tempo de garantir participação no Vestibular UNEB 2013, um dos maiores processos seletivos universitários do país. As inscrições para o certame seguem abertas e podem ser feitas, exclusivamente pela internet, no endereço www.vestibular.uneb.br.

E para este ano o processo seletivo está trazendo dois novos cursos. Os candidatos agora vão poder concorrer também ao curso de ciências contábeis, no Campus XIII (Itaberaba), e de engenharia agronômica, no Campus XXII (Euclides da Cunha).

A graduação em engenharia agronômica já conta com apoio da prefeitura municipal e de recursos de emendas parlamentares para viabilização de toda infraestrutura necessária para o pleno funcionamento das atividades do curso. Os investimentos foram garantidos durante compromisso firmado entre gestores da universidade, a prefeita reeleita de Euclides da Cunha, Fátima Nunes, e o deputado federal José Nunes, em reunião realizada na última segunda-feira (29), na Sala Nobre da Reitoria, no Campus I, em Salvador.

O acordo prevê a construção de salas de aula e laboratórios no Campus XXII, além da compra de equipamentos e veículos para o curso, como microscópios, lupas binoculares, trator e carro utilitário.

“O projeto do curso contempla o semiárido e tem como grande objetivo formar profissionais, ensinando-os a conviver com a seca, e não mais combatê-la”, explica a professora Ivete Teixeira, ex-diretora do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) do campus e idealizadora do projeto de criação do curso de engenharia agronômica.

A docente lembra que cerca de 500 mil pessoas serão beneficiadas direta e indiretamente com a implantação da nova graduação.

O bacharelado em engenharia agronômica do Campus XXII vai oferecer no Vestibular 2013 exatas 25 vagas, com entrada no primeiro semestre, para o turno matutino. Já o curso de ciências contábeis está disponibilizando 50 vagas, para o segundo semestre letivo, no período noturno.

4.297 vagas em mais de 100 opções de graduações

O Vestibular UNEB 2013 está disponibilizando 4.297 vagas, distribuídas em mais de 100 opções de cursos de graduação presenciais, oferecidos nos campi de Salvador e outras 23 cidades baianas.

Os candidatos terão até o dia 18 de novembro para garantir participação no certame, que tem taxa de inscrição de R$ 98.

Pioneira no país na implantação do sistema de cotas, a UNEB reserva 40% das vagas para candidatos negros da rede pública de ensino e 5% para indígenas.

Segundo Romilda Almeida, coordenadora-geral do Centro de Processo Seletivo (CPS), as provas do certame estão previstas para serem aplicadas nos dias 13 e 14 de janeiro.

A relação de cursos, quadro de vagas, provas, normas e cronograma do processo seletivo constam no edital da seleção.


Vídeo promocional do Vestibular UNEB 2013

Certame atrai crescente número de candidatos

Com o lançamento da campanha de divulgação do Vestibular 2013, levantamento inicial do CPS já contabiliza um crescente volume de inscrições para o certame.

Segundo Josenildes Oliveira, coordenadora do Núcleo de Relações Públicas (NuRP) da Assessoria de Comunicação (Ascom) da UNEB — setor responsável, junto com o CPS, pela campanha do vestibular —, com a visita da equipe de divulgadores aos colégios de ensino médio na capital e interior do estado, está sendo possível sanar a maioria das dúvidas dos candidatos ao certame.

“Os questionamentos mais comuns estão relacionados ao formato das provas. Mas tem sido curioso, por exemplo, verificar que alguns candidatos desconhecem que a UNEB, sendo universidade pública, não cobra mensalidade e oferece cursos de graduação gratuitos”, conta Josenildes.

Ainda de acordo com a coordenadora, a repercussão das visitas tem sido muito boa: “Os diretores dos colégios se animam com a oportunidade de receberem os divulgadores nos estabelecimentos. Eles destacam que este tipo de ação é uma forma de despertar o interesse do estudante para a oportunidade de ingressar em uma universidade pública”.

Para o assessor de Comunicação (Ascom), Toni Vasconcelos, além de ser uma universidade pública que vai dar uma futura profissão ao estudante, “a UNEB proporciona ao seu discente muitas oportunidades de atuar em projetos sociais que beneficiam comunidades historicamente excluídas”.

Campanha destaca os 30 anos da universidade

A campanha de divulgação do Vestibular 2013 traz como mote o aniversário de 30 anos de fundação da UNEB, que será comemorado no próximo ano.

Ainda de acordo com a coordenadora Josenildes (NuRP), a proposta é fazer com que o candidato conheça um pouco da história destes 30 anos, além de obter informações sobre como funciona o processo seletivo.

“Escolhemos para a campanha o slogan Uma nova história começa com você, pois queremos que aqueles que entrarão na universidade por meio do Vestibular 2013 percebam que eles também vão contribuir para a construção desta história, feita por todos os estudantes, técnicos e professores”, esclarece Josenildes.

Em setembro, a CPS e a Ascom, por meio do NuRP, selecionaram 120 discentes dos cursos de graduação da UNEB para atuarem como divulgadores do Vestibular 2013, na capital e no interior.

“Os divulgadores estão fazendo visitas às escolas e estabelecendo um contato mais próximo com os alunos que estão concluindo o ensino médio. A ideia é que, com a entrega de material sobre o vestibular e da exibição de vídeo produzido pela TV UNEB, eles possam tirar o máximo de dúvidas dos vestibulandos”, conclui a coordenadora, destacando que a equipe de divulgação vai visitar 540 escolas no interior do estado e mais de 70% dos colégios da capital, utilizando ainda as redes sociais.

Informações: tel. 0800 071 3000 e site www.vestibular.uneb.br.

Entre em contato também pelo Facebook Vestibular 2013:
www.facebook.com/pages/Vestibular-UNEB-2013

Imagem (home): Adriano Reis, com arte de Anderson Freire/Ascom


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: