POR Ascom/Toni Vasconcelos, 01 out 2012, 14H59

Professora de Caetité lança livro em evento da Academia de Letras da Bahia

Henrique Soares
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação


dh_eduneb3

Esmeralda participa de mesa sobre Camillo Lima com João Eurico e Aramis (ALB). Fotos: Daniel Curi/Arquivo pessoal

Um poliglota e autodidata, com grande compreensão sobre as relações humanas.

É dessa forma que a professora do Campus VI da UNEB, em Caetité, Esmeralda Meira define o escritor Camillo Lima, cujo trabalho a docente analisa em seu recente livro intitulado Muito além das tardes nevoentas.

“Escrevi este estudo para que os leitores da Bahia conheçam um pouco mais sobre um poeta que teve uma história de vida singular. Ele soube como ninguém dar voz aos excluídos e teve um domínio impecável da língua portuguesa”, destaca Esmeralda.

A obra, que tem selo da Editora da UNEB (EdUNEB), foi lançada no último dia 18, durante o VII Colóquio de Literatura Baiana, realizado na Academia de Letras da Bahia (ALB), no bairro de Nazaré, em Salvador.

Além do lançamento, a autora participou ainda de uma mesa-redonda sobre Camillo Lima, com o acadêmico da ALB e professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba) João Eurico Matta. O debate foi mediado pelo presidente da ALB, Aramis Ribeiro Costa.

Muito além das tardes nevoentas é resultado de dissertação de mestrado, concluído por Esmeralda em 2010, pelo Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL) da UNEB.

Centenário de Camillo Lima

Nascido em Caetité (BA), Camillo de Jesus Lima, falecido em 1975, completou seu centenário de nascimento no dia 8 de setembro deste ano.

Além de poeta, ele foi jornalista, professor e político simpatizante do comunismo, o que levou à sua prisão durante o regime militar (1964-1985).

Apesar do destaque alcançado na poesia, que o consagrou com o prêmio Raul de Leoni, da Academia Carioca de Letras, Camillo também produziu romances e contos.

Na foto home, Esmeralda Meira autografa livro para Eurico Matta


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: