POR Ascom/Toni Vasconcelos, 01 out 2012, 16H11

Campus de Teixeira de Freitas sedia seminário de pesquisa e extensão: de 3 a 5/10

Fabrina Macedo
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação


O Departamento de Educação (DEDC) do Campus X da UNEB, em Teixeira de Freitas, realiza nestas quarta, quinta e sexta-feira (3 a 5) o VI Seminário de Pesquisa e Extensão do Extremo Sul da Bahia (Sepex).

Com o tema Formação humana, currículo e práxis social, o evento pretende reunir mais de 700 pessoas, entre estudantes de graduação e de pós-graduação, pesquisadores, docentes da educação básica e representantes de movimentos sociais.

Os interessados em participar como ouvintes podem se inscrever até o primeiro dia do seminário. Para se inscrever é necessário preencher ficha e enviar o comprovante de pagamento da taxa — R$ 35 (discentes) e R$ 45 (profissionais) digitalizado para o e-mail sepexcampusx@gmail.com. Os estudantes também devem enviar o comprovante de matrícula.

De acordo com Minervina Spindola, coordenadora-geral do seminário, a iniciativa pretende debater sobre as demandas atuais dos cursos de licenciatura, destacando a importância do currículo e da universidade para a formação humana.

“O evento acontece a cada dois anos, desde 2002. Nesta edição vamos discutir como a relação entre ensino, pesquisa e extensão contribui para a capacitação de professores”, completa Minervina Spindola.

A abertura do evento, que acontece às 8h no Clube Kaikan, em Teixeira de Freitas, vai contar com a conferência Formação humana, currículo e práxis social, a ser ministrada pelo professor Gaudêncio Frigotto, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ufrj).

De acordo com Nalva Araújo, que também integra a coordenação do seminário, a conferência vai tratar da relação entre o professor, o fazer pedagógico e o aluno: “É importante analisar o estudante lembrando que ele possui valores que antecedem a o ingresso na escola. Mesmo após o período escolar esse indivíduo continua aprendendo”, pontua Nalva.

Ensino superior em Teixeira de Freitas

A programação também reserva atividades culturais e mesas-redondas, que vão falar sobre diferentes áreas do conhecimento. As atividades  acontecem no auditório e em salas do Campus X.

Destaque para a mesa O ensino superior em Teixeira de Freitas, que será composta pelo diretor Décio Bessa, e os professores Naomar Monteiro, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), e Marcelito Trindade, do Instituto Federal Baiano (Ifbaiano).

“Vamos debater sobre o futuro do ensino universitário na região, identificando as demandas e planejando quais os cursos de graduação e licenciatura que a comunidade mais precisa”, explica Nalva.

O VI Seminário de Pesquisa e Extensão do Extremo Sul da Bahia tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

Informações: DEDC/Campus X – tel. (73) 3291-8300.

Imagem (home): Divulgação


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: