POR Ascom/Toni Vasconcelos, 12 abr 2012, 16H59

EdUNEB faz evento em Salvador e participa de mostra internacional na Colômbia

Henrique Soares
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação


Considerado o maior e mais completo estudo sobre o comportamento leitor do brasileiro, a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, encomendada pelo Instituto Pró-Livro (IPL) ao Ibope, teve seus resultados divulgados.

De acordo com o estudo – do qual participaram cinco mil entrevistados em 315 municípios nacionais –, o Brasil é composto atualmente por 50% de leitores ou cerca de 88,2 milhões de pessoas.

Aproveitando esse bom momento, a Editora da UNEB (EdUNEB) vai promover, de 23 a 27 de abril, a II Feira do Livro Universitário, no Campus I, em Salvador.

A feira vai ser sediada em frente à biblioteca central do campus, espaço no qual ocorrerão rodas de bate-papo com autores, lançamento de livros e sessões de autógrafo, sorteios e outras promoções. O visitante poderá encontrar livros com preços que variam de R$ 5 a R$ 35.

A programação prevê o lançamento de obras como Desmitificando a monografia, da autora Jovenice Ferreira; Ginástica eclética, do professor Dilton Cerqueira; e Epistemologia, construção e difusão do conhecimento: perspectivas em ação, obra organizada por Dante Galeffi, Maria Aparecida Modesto e Cláudio Reynaldo Souza.

Para a diretora da EdUNEB, Nadja Nunes, a feira é um momento para socializar o conhecimento de forma democrática. “É a chance que temos de possibilitar ao leitor acesso mais fácil aos livros”, salienta, acrescentando que cada dia da feira será norteado por um tema específico, como educação, meio-ambiente, literatura infantil, história e saúde.

A editora, que tem 107 títulos publicados, vai completar seis anos de atuação no dia 22 de dezembro deste ano. A EdUNEB publica livros acadêmicos, em sua maioria, frutos de pesquisas e trabalhos desenvolvidos por professores, alunos e funcionários da universidade.

Feira Internacional do Livro de Bogotá

Entre os dias 18 de abril e 1° de maio, a EdUNEB vai participar da 25ª Feira Internacional do Livro de Bogotá, que será realizada na capital da Colômbia.

Durante os 14 dias de programação, a Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu) vai expor livros no estande das Associações Latinoamericanas.

Dois livros publicados pela Eduneb estarão em destaque: Bonita Maria do Capitão – organizado pela designer e pesquisadora Germana Gonçalves e por Vera Ferreira, neta dos famosos cangaceiros Maria Bonita e Lampião – e Epistemologia, construção e difusão do conhecimento.

“Participar na feira de Bogotá amplia o compromisso dos professores em fazer ciência e garante o intercâmbio com o mundo”, pontua Nadja.

Neste ano, o Brasil será homenageado durante o evento. Mais de 50 autores e personalidades nacionais vão participar das atividades. Autores como Affonso Romano de Sant’Anna, Fernando Morais e Nélida Piñon já confirmaram presença.

Grande ponto de encontro de livreiros, distribuidores, editores e leitores, a feira colombiana acontece desde 1988 e reúne participantes do continente americano.


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: