POR Ascom/Toni Vasconcelos, 24 fev 2012, 17H37

Prograd recebe propostas para oferta de disciplinas semipresenciais até dia 29

Danilo Oliveira
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação


Os departamentos e colegiados dos 24 campi da UNEB  têm até o próximo dia 29 de fevereiro para encaminhar à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), via memorando, propostas de novos componentes curriculares a serem ofeceridos na modalidade semipresencial nos cursos de graduação presencial da universidade. A
s submissões devem estar de acordo com os procedimentos definidos pela Prograd.

“Queremos ampliar, nos cursos de graduação presencial, a oferta de disciplinas a distância (EaD). Por enquanto, a submissão dos projetos ainda é uma opção facultativa, mas a ideia que esse seja um procedimento regular e semestral”, sinaliza Bites. “A oferta desses componentes é importante para a consolidação de atividades coletivas dentro da universidade, que envolvam administração central, departamentos e colegiados”, concluiu.

A iniciativa está amparada na Portaria 4.059/2004 do Ministério da Educação (MEC), que autoriza, às instituições de ensino superior, o oferecimento de disciplinas EaD em cursos presenciais − integral ou parcialmente −, desde que a oferta não ultrapasse 20% da carga horária total do curso.

Ampliação da oferta

A universidade já possui experiência na oferta de componentes curriculares na modalidade semipresencial. Ações deste tipo são desenvolvidas, por exemplo, desde o primeiro semestre de 2010 em parceria com os colegiados dos cursos de letras e pedagogia dos campi III (Juazeiro), IV (Jacobina), VI (Caetité), VIII (Paulo Afonso), XXIV (Xique-Xique) e XVI (Irecê).

O projeto foi expandido em 2011, com mais de 600 estudantes sendo beneficiados com a oferta em 15 departamentos do interior do estado.

Atualmente, 13 turmas de diferentes disciplinas estão sendo ministradas em cursos de departamentos dos campi I (Salvador), II (Alagoinhas), XI (Serrinha) e XV (Valença).

Segundo a professora Káthia Sales, gerente de desenvolvimento de educação a distância da Prograd, a expansão promovida no ano passado foi importante para ampliar o rigor das atividades no ambiente virtual e garantir a qualidade do serviço tecnológico.

“Os colegiados e departamentos que têm aderido ao projeto garantem infraestrutura para o funcionamento das disciplinas. Nós ficamos resp0nsáveis por acompanhar e orientar toda a oferta. Só permitimos que os professores ministrem aulas para turmas de até 30 estudantes. Essa medida vem nos ajudando a manter a excelência das disciplinas oferecidas”, disse Káthia.

Outra exigência feita pela Prograd para os departamentos e colegiados interessados é que os docentes escalados para ministrar as disciplinas tenham formação ou experiência em educação a distância.

Informações: Prograd/Campus I – tel. (71) 3117-2223.

Imagem (home): Reprodução, com arte de Anderson Freire/Ascom


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: