POR Ascom/Toni Vasconcelos, 12 dez 2011, 13H41

UNEB conclui provas do Vestibular 2012; gabaritos nesta quarta-feira (14)

Matheus 70
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação


di_vestibular_2

José Carlos, 63 anos: seis filhos, duas graduações e candidato ao curso de letras. Fotos: Anderson Freire/Ascom

As fortes chuvas que atingiram parte da Bahia na manhã de hoje (12) foram, certamente, um obstáculo a mais para os milhares de candidatos que participaram do último dia de provas do Vestibular UNEB 2012.

Em razão do mau tempo, a Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) prorrogou o fechamento dos portões em 30 minutos − ficaram abertos até as 8h20 −, medida adotada em todos os 35 estabelecimentos de ensino da capital e 64 do interior do estado.

Ainda assim, o índice de abstenção total do vestibular ficou em 18,4%, percentual pouco acima da média verificada nos últimos certames, que é de aproximadamente 15%.

dupla

As xarás Anas Paulas concorrem ao mesmo curso

No Colégio Estadual Roberto Santos, no bairro do Cabula, em Salvador, a frente fria não espantou os candidatos. Concorrente ao curso de enfermagem, a candidata Ana Paula Vialto, 28 anos, fez pouco caso do tempo ruim.

“Podia chover o tanto que fosse que eu não perderia essas provas. Preciso passar. Eu quero passar!”, disse, entre sorrisos.

O tom descontraído foi mantido pela rival direta por uma vaga em enfermagem Ana Paula Mendes, 16 anos. “Calma aí, amiga. Eu também quero. Tem vaga para as duas”.


Reportagem de cobertura da WebTV.UNEB

O desejo de ingressar em um novo curso superior vibrou eloquente na voz do candidato José Carlos Nunes, 63 anos. Pai de seis filhos, José disse que quase perdeu um matrimônio por causa dos estudos.

“Fui casado três vezes. A terceira ainda está comigo, mas vive se queixando. Diz que vivo para estudar”, contou.

A queixa, por sinal, é justificável, caso se leve em conta que José Carlos já é bacharel em direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e administrador de empresas por uma universidade sergipana que ele não lembrou o nome.

300x200_publico

Não houve retardatários no Colégio Roberto Santos

Agora em dezembro, vai concluir sua terceira graduação, em história, pela Faculdade São Bento da Bahia. “Daqui a alguns dias apresento meu trabalho de conclusão de curso”, pontuou.

Concorrente ao curso de letras vernáculas no Vestibular 2012 da UNEB, José Carlos Nunes traduziu o amor pelos estudos em poucas palavras: “Vivo em busca de conhecimento. Tenho prazer em ensinar”.

Design: prova de habilidade específica

Apesar das chuvas, o segundo dia de provas do vestibular também foi pautado pela tranquilidade, organização e segurança que marcaram o primeiro dia do certame.

Aqui nós não tivemos nenhuma ocorrência negativa, e nem candidatos atrasados. Tudo ocorreu dentro da normalidade”, comentou Célia Correia, coordenadora do certame no Colégio Estadual Roberto Santos.

celia1111

Célia Correia: “Tudo dentro da normalidade”

Hoje foram aplicados os exames de matemática e ciências da natureza (física, química e biologia), com duração de quatro horas.

Por questão de segurança, informa a Copeve, os gabaritos serão divulgados somente na quarta-feira (14).

Para os candidatos que estão concorrendo ao curso de design, o processo seletivo terá ainda outra etapa.

No dia 15 de janeiro eles realizarão a prova de habilidade específica, a ser aplicada no Instituto Central de Educação Isaias Alves (Iceia), na capital.

O resultado final do Vestibular 2012 será conhecido a partir do dia 30 de janeiro.

A UNEB disponibilizou para este certame 4.006 vagas, distribuídas em cerca de 100 opções de cursos presenciais de graduação, oferecidas em 24 cidades.

Mais de 52 mil candidatos se inscreveram para a seleção, volume que manteve a universidade na liderança entre as universidades públicas da Bahia.

Galeria de fotos


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: