POR Ascom/Toni Vasconcelos, 21 nov 2011, 16H52

Colóquio aborda práticas pedagógicas inovadoras a partir desta quarta (23)

Henrique Soares
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação


Com o objetivo de trocar experiências pioneiras desenvolvidas por professores do ensino superior em sala de aula, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UNEB realiza, a partir desta quarta-feira (23), o II Colóquio de Práticas Pedagógicas Inovadoras.

O evento, que é realizado com a parceria do grupo de pesquisa Docência universitária e formação de professores (Dufop), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) da universidade, continua com programação até esta sexta (25), no Campus I da instituição, em Salvador.

Para a coordenadora do colóquio, Sandra Soares, a proposta do evento é assegurar um espaço privilegiado de trocas e aprofundamento dos saberes e práticas da docência universitária.

“Esperamos debater experiências sobre práticas docentes que rompam com a lógica da monodisciplina, oportunizando aos estudantes um processo ativo de aprendizado que colabore para a formação de um profissional mais crítico”, sinaliza Sandra.

Como exemplos de práticas inovadoras, a coordenadora cita “o ensino que leve o aluno a desenvolver a prática da pesquisa, rompendo com a recepção passiva do conteúdo, projetos de ensino interdisciplinar e o uso de tecnologias como blogs”.

Na avaliação de Sandra, a realização do colóquio, que já faz parte do calendário da UNEB, mostra a preocupação da universidade em investir na qualidade do ensino de graduação e a valorizar o docente.

A abertura da programação será no Teatro UNEB, no campus, a partir das 17h. Em outras salas, acontecerão as comunicações e oficinas. Estão sendo esperadas cerca de 300 pessoas, dos 24 campi da universidade e de outras instituições.

Além de Sandra, vão participar da abertura do colóquio o reitor da UNEB, Lourisvaldo Valentim, a vice-reitora Adriana Marmori, o pró-reitor José Bites (Prograd), o coordenador do PPGEduC, Elizeu Clementino, a vice-presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Alda Pepe, e os diretores de departamento do Campus I.

A conferência que dará início ao colóquio será ministrada pela professora Léa Anastasiou, que falará sobre a pesquisa como estratégia privilegiada de ensino na formação profissional.

Já o encerramento estará a cargo do docente Antônio Joaquim Severino, que ministrará conferência sobre a ética na docência universitária.

O evento está sendo apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e pelos quatro departamentos do Campus I.

Informações: PPGEduC/campus I − tel. (71) 3117-5359 e site www.uneb.br/praticaspedagogicasinovadoras.


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: