POR Ascom/Toni Vasconcelos, 31 out 2011, 15H03

A mulher no mundo das drogas é tema de curso de extensão em Alagoinhas

Carol Soledade
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação


A mulher no mundo das drogas. Esse é o tema da nova turma do curso de extensão sociologia do consumo de drogas, promovido pelo Departamento de Educação (DEDC) do Campus II da UNEB, em Alagoinhas.

Coordenado pelo professor do DEDC Osvaldo Fernandez, o curso (gratuito) terá início no dia 9 de novembro e acontece sempre às quartas-feiras, a partir das 18h30, no departamento.

As inscrições devem ser feitas, até o dia 8, na secretaria do colegiado do curso de história, das 14h às 21h. Estão sendo disponibilizadas 30 vagas, direcionadas para jovens, professores, policiais, profissionais da saúde e público interessado.

De acordo com Osvaldo, a iniciativa objetiva desenvolver uma abordagem crítica e complexa a respeito do problema das drogas, por meio da análise de filmes e das respectivas representações sociais e ideológicas veiculadas pelo cinema e obras da literatura.

“Trabalhando com o recorte sobre a mulher no mundo das drogas, vamos analisar a construção social e histórica dessa problemática, com ênfase nos tratados e relações internacionais que culminaram no atual regime de proibição e controle sobre as substâncias psicoativas”, adianta Osvaldo.

O conteúdo programático do curso, que tem carga de 60 horas-aula, prevê a discussão de temas como História da proibição das drogas: o caso do álcool, maconha e cocaína, Lei Seca e a política de drogas norte-americana e Sociologia e antropologia do consumo de drogas.

“Desde 2007 estamos oferecemos cursos de extensão com esse. O primeiro tratava apenas do consumo de drogas ilícitas. Essa nova proposta foi pensada como um segundo módulo. Portanto os estudantes que participaram daqueles também estão convidados para este”, explica o coordenador.

Sociologia do consumo de drogas integra o projeto de extensão Sexualidade, saúde e direitos entre jovens, que conta com apoio do Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade (Nugsex Diadorim) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UNEB.

Informações: colegiado de história/Campus II – tel. (75) 3222-1139.

Foto (home): Divulgação


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: