POR Ascom/Wania Dias, 20 out 2011, 17H01

Dia do Servidor é comemorado com atividades na capital e no interior

Danilo Oliveira
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação


A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade do Estado da Bahia, por meio do Núcleo de Atividade Física, Esporte e Lazer (Nafel), celebra o Dia do Servidor Público (28 de outubro) com a realização da I Semana de Promoção da Saúde dos Trabalhadores da UNEB.

A iniciativa, que é realizada com a parceria da Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP), vai promover, a partir de hoje (20) até a próxima quinta-feira (27), atividades, palestras e oficinas para os funcionários do Campus I da instituição, em Salvador.

“Nossa proposta é valorizar os sujeitos que constroem a universidade, sempre executando intervenções para melhorias na qualidade de vida e de trabalho dos servidores”, destaca Manuela Barreto, coordenadora do Nafel.

A abertura da programação vai contar com uma videoconferência, transmitida para os 24 campi da UNEB, na qual professores do Nafel vão apresentar o núcleo e o seu projeto de extensão Ação e saúde: educar, conscientizar e praticar no ambiente do trabalho.

Já na próxima segunda-feira (24), destaque para a participação do professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba) José Antônio Saja, que vai proferir a palestra Qualidade de vida e vida de qualidade, que será realizada no Departamento de Ciência Exatas e da Terra (DCET) do Campus I, às 17h.

A palestra será prestigiada pelo reitor da UNEB, Lourisvaldo Valentim, pela vice-reitora Adriana Marmori e pelo pró-reitor Marcelo Ávila (PGDP).

Segundo Marcelo, as atividades fazem parte da política de gestão da universidade, que realiza ainda projetos de qualificação e capacitação para os servidores da UNEB.

Durante  os dias de atividades serão sorteados alguns prêmios para os funcionários participantes, a exemplo de netbook, televisor de 32 polegadas, MP4, micro-ondas e um violão.

No dia 27, a programação será encerrada com a oferta de serviços como massoterapia, reike, pilates, avaliação física e funcional, orientação nutricional, verificação de pressão arterial, frequência cardíaca e glicemia.

“Uma das orientações do reitor Valentim é de que realizemos atividades que congreguem as pró-reitorias, e essa é uma oportunidade perfeita. A Proex tem experiência com cursos de promoção da qualidade de vida da comunidade e a PGDP possui esta responsabilidade com nossos servidores, por isso nos juntamos em prol dos nossos colaboradores”, ressalta a vice-reitora Adriana, que responde também pela Pró-Reitoria de Extensão.

A I Semana de Promoção da Saúde dos Trabalhadores da UNEB conta ainda com o apoio da Pró-Reitoria de Administração (Proad) , dos departamentos do Campus I e da Associação dos Ex-Alunos (Unex) da universidade.

Ações em Juazeiro

Também com o objetivo de celebrar o dia do servidor público, o Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus III da universidade, em Juazeiro, promove o projeto Ser servidor: viver bem para melhor servir, que vem realizando ações durante todo o mês de outubro.

A iniciativa, que é coordenada pela comissão de qualidade de vida e valorização do servidor, vinculada à coordenação de recursos humanos do DCH, conta com atividades que promovem a saúde, o esporte, o lazer e a socialização dos funcionários do departamento.

As próximas ações previstas pelo projeto são: um fórum de discussão com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia (Sintest) da UNEB, no dia 25; e visita à Salvador, onde 45 participantes vão conhecer espaços culturais da capital, a exemplo de museus e do Pelourinho.

“Após frequentar aulas sobre psicologia organizacional percebi a necessidade de atividades motivacionais para melhores resultados no trabalho”, explica Elioteneze dos Santos, idealizador da iniciativa e servidor do DCH.

Já o Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS), também do Campus III, realiza até amanhã (21) a II Semana do Servidor Público, que teve início nessa terça-feira (18).

A ação já realizou palestras, estandes de tratamentos odontológico e capilares e atividades lúdicas. Para o encerramento estão previstos torneio de futebol e churrasco. O grupo de trabalhos administrativos, setor responsável pelos recursos humanos no departamento, coordena a semana.

“O projeto foi elaborado com a contribuição de diversos funcionários do DTCS. Esse é o momento do ano que reservamos para motivar, valorizar, capacitar e integrar todos os servidores da unidade”, pontua Sirley Evangelista, que integra a comissão organizadora da iniciativa.

O projeto Ser servidor: viver bem para melhor servir e a II Semana do Servidor Público têm apoio da PGDP e da Proex, além da Prefeitura de Juazeiro.

Informações: Nafel/Proex – tel. (71) 3371-0107 (ramal: 222), DCH/Campus III – tel. (74) 3611-686 e DTCS/Campus III – tel. (74) 3611-7363.

Foto (home): Arquivo Ascom


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: