POR Ascom/Toni Vasconcelos, 17 ago 2011, 17H39

Prograd recebe novas propostas de disciplinas EaD para cursos presenciais

Wânia Dias
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação


 A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UNEB está recebendo – até o dia 26 de agosto – novas propostas para a oferta de disciplinas na modalidade de educação a distância (EaD) em cursos presenciais de graduação da universidade para o semestre 2011.2.

De acordo com Káthia Sales, gerente de Desenvolvimento de Educação a Distância (Gdead) a medida, que é facultativa aos departamentos e colegiados, faz parte da política de ensino de graduação adotada pela atual gestão da universidade.

“Essa iniciativa promove um espaço rico em potencialidades para flexibilização dos currículos, além de oportunizar a inserção do uso das tecnologias da informação e comunicação nas atividades de graduação”, ressalta a gerente.

As propostas, que devem estar em conformidade com procedimentos e condições definidos pela Prograd, podem ser entregues na sede da pró-reitoria, no Campus I da UNEB, em Salvador.

A iniciativa é amparada pela Portaria 4.059/2004 do Ministério da Educação (MEC), que autoriza às instituições de ensino superior o oferecimento de componentes curriculares na modalidade EaD em cursos presenciais − integral ou parcialmente −, desde que a oferta não ultrapasse 20% da carga horária total do curso.

De acordo com o pró-reitor de Graduação, José Bites, a Prograd está acompanhando todo o processo de planejamento e execução para garantir a qualidade de ensino dos cursos.

“Estamos preocupados em manter a excelência acadêmica, por isso exigimos que todos os docentes que irão ministrar as disciplinas tenham formação ou experiência em educação a distância”, aponta Bites.

Libras

A oferta da componente curricular libras na modalidade semipresencial já vem sendo aplicada pela Prograd, que detalhou em artigo científico o trabalho de acompanhamento e avaliação desse projeto.

O artigo vai ser apresentado no XX Encontro de Pesquisa em Educação do Norte e Nordeste (Epenn), que este ano será realizado em Manaus, capital amazonense, nos dias 23 a 26 de agosto.

“Esse trabalho permite uma melhor compreensão da comunidade acadêmica sobre os objetivos e o desenho metodológico utilizado na disciplina. Queremos socializá-lo e debater sobre inovações pedagógicas no evento”, explica Káthia.

O Epenn é o encontro regional de pesquisa em educação mais antigo do Brasil. É realizado desde os anos 70, congregando pesquisadores da educação e áreas afins com o objetivo de difundir a produção científica e fortalecer os programas de pós-graduação em educação do Norte e Nordeste.

Informações: Prograd/Campus I – tel.: (71) 3117-2223.

Foto (home): Divulgação, com arte de Anderson Freire/Ascom.


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: