POR Ascom/Toni Vasconcelos, 08 ago 2011, 19H24

Professora do Campus III lança livro sobre arte e educação nesta quarta (10)

Vicente Andrade*
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

 

arte_educacao_2x3

Reprodução da capa da obra

A professora e pedagoga Maisa Antunes, do Campus III da UNEB, em Juazeiro, lança nesta quarta-feira (10) o livro A arte e a educação.

A cerimônia de lançamento acontece às 18h, no auditório do Departamento de Ciências Humanas (DCH) da unidade.

Segundo Maisa, a obra propõe uma quebra na relação que nasceu em 1971 entre os dois campos, quando a disciplina educação artística passou a ser obrigatória na rede pública de ensino do país, com a ideia de que os conceitos de educação e de arte se equivalem.

Para a professora, as expressões são diferentes e independem uma da outra: “A educação tem utilidade, tem um fim. O fim da arte é a própria arte”, considera a mestre em educação pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Para composição do livro, a pedagoga contou com olhares diferentes e complementares de Duarte Júnior, arte-educador e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e de Marcos Cesário, filósofo e fotógrafo, que foram entrevistados pela autora.

Duarte é crítico da educação conservadora e acredita na possibilidade de uma educação pautada em fundamentos estéticos. Já Marcos afirma que arte é arte e educação é educação.

“Na obra não busquei respostas definitivas para o tema. O meu interesse é provocar a reflexão a respeito de um novo olhar sobre o assunto. Seria interessante se todos compreendessem e soubessem diferenciar o caráter próprio de cada campo de estudo”, frisa Maisa.

Cerca de 500 exemplares do livro serão distribuídos gratuitamente em bibliotecas públicas e em diversas instituições de ensino, além da biblioteca do DCH. A obra não será comercializada.

Informações: DCH/Campus III – tel. (74) 3611-5617.

*Com informações da Assessoria de Comunicação do Campus III


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: