POR Ascom/Toni Vasconcelos, 20 jul 2011, 16H46

Professores de Jacobina lançam livro sobre culturas urbanas no sertão

Carol Soledade
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

 

capa_200x300

Reprodução da capa da obra

Os professores Adriano Menezes e Valter de Oliveira, dos cursos de letras e história, respectivamente, do Campus IV da UNEB, em Jacobina, lançam no próximo dia 29 o livro Culturas urbanas na Bahia: estudos sobre Jacobina e região.

A cerimônia acontece às 20h, no auditório do Departamento de Ciências Humanas (DCH) do campus. A obra, organizada pelos dois docentes, é composta por cinco artigos de pesquisadores da universidade que integram o Núcleo de Estudos de Cultura e Cidade (Necc) da unidade.

“O livro é uma contribuição para os estudos sobre culturas urbanas em pequenas cidades do sertão, apontando novos temas, objetos e aspectos, na tentativa de compreender essas experiências”, explica Valter.

O professor salienta que a ideia da publicação surgiu a partir do projeto Digitalização de acervos documentais da microrregião de Jacobina, promovido pelo Necc entre os anos de 2008 e 2009.

“O projeto foi contemplado em edital do Proforte, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPG) da universidade. Na ocasião, dada a existência de algumas pesquisas desenvolvidas por professores e estudantes do departamento com base nos acervos consultados pelo projeto, resolvemos propor a organização de uma coletânea que agora compõe a obra”, conta Valter.

Exemplar do livro − que tem selo da Editora UNEB (Eduneb) e apoio da PPG − poderá ser adquirido ao preço de R$ 20 no dia do lançamento e, posteriormente, nas livrarias do município.

Essa é a segunda coletânea organizada por pesquisadores do Necc. A primeira foi Arte e cidade: imagens de Jacobina, organizada pelos professores Alan Sampaio e Valter de Oliveira, lançada em 2006, também pela Eduneb.

“O Necc, implantando no campus há 10 anos, tem dado visibilidade ao longo deste tempo a estudos que versam sobre manifestações culturais, memórias de vidas, registros do universo literário e fotográfico, imprensa regional e cenas da modernidade urbana, por meio de pesquisas e trabalhos coletivos, exposições de arte, publicações e mídias digitais”, salienta Valter.

Informações: valterdeoliveira@gmail.com ou adriano.limamenezes@gmail.com.

Imagem (home): Detalhe da capa da edição


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: