POR Ascom/Toni Vasconcelos, 15 jul 2011, 18H05

Pesquisadores da universidade e do IAT lançam site A física e o cotidiano

Carol Soledade
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

 

SITEdi_iat

Solenidade foi prestigiada por professores dos ensinos fundamental e médio. Fotos: Anderson Freire/Ascom

Que tal ensinar e aprender física com o uso das atividades cotidianas?

É incentivando essa prática lúdica que professores da UNEB e pesquisadores do Instituto Anísio Teixeira (IAT), vinculado à Secretaria estadual da Educação (SEC), lançaram na manhã de hoje (15) o site A física e o cotidiano (foto home).

A ferramenta, que vem sendo desenvolvida desde 2008, tem como objetivo disponibilizar conteúdos educacionais digitais na área para serem utilizados em apoio às práticas docentes nos ensinos fundamental e médio de escolas da rede pública.

SITEbites

José Bites: popularizar o conhecimento

A solenidade de lançamento aconteceu na sede do IAT, em Salvador, e foi prestigiada pelo assessor da SEC, Nildon Pitombo, que representou o secretário Osvaldo Barreto; pelo pró-reitor de Graduação (Prograd) da UNEB, José Bites, que representou o reitor Lourisvaldo Valentim; pela diretora-geral do IAT, Irene Cazorla; e pelo coordenador da Rede Anísio Teixeira, Yuri Wanderley.

Segundo Nildon Pitombo, a SEC está buscando alternativas eficazes para facilitar o aprendizado dos estudantes, e lembrou que essas ações estão ligadas ao programa Pacto pela Educação.

José Bites destacou a importância da articulação entre a UNEB e o IAT para a criação do site, o que, segundo o pró-reitor, além de popularizar o conhecimento, fortalece o trabalho da universidade na formação de professores.

SITEnildon

Nildon Pitombo: facilitar aprendizado

“Tenho certeza de que todos esses avanços percebidos tanto nas ações da SEC quanto da UNEB são reflexos de uma política de gestão comprometida”, pontuou o professor da universidade, Alfredo Matta, coordenador do projeto.

O lançamento foi transmitido para diversos municípios baianos por meio da rede de videoconferência do IAT.

O site é formado por 71 softwares, 13 vídeos e 11 áudios que vão dar suporte ao professor em sala de aula.

Além de Alfredo, Paulo Ramos, Sueli Cabalero e Vânia Valente integram a equipe da UNEB que participou da concepção e execução do projeto.

A iniciativa conta com aporte financeiro de R$ 3 milhões, proveniente de edital do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação (MEC), e do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

Treinamento docente

SITEpost

Agnaldo Júnior: "Site vem para somar"

Os professores da UNEB e pesquisadores do IAT vão oferecer o curso a distância (EaD) A física e o cotidiano: conteúdo para dinamizar suas aulas, com o objetivo de treinar professores dos ensinos fundamental e médio para o uso dos conteúdos digitais do site.

As inscrições já estão abertas e seguem sendo realizadas até o dia 30 de julho, por meio do site do IAT. Estão sendo oferecidas 160 vagas.

As aulas serão ministradas de 15 de agosto a 14 de outubro, completando carga de 80 horas-aula.

Para o professor Agnaldo Júnior, com experiência de oito anos na docência na rede estadual de ensino, o site vem para somar: “Com essa interatividade e gama de conteúdo, a ferramenta vai permitir aos estudantes reconhecer em pequenas ações do dia a dia os assuntos abordados nas disciplinas”.


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: