POR Ascom/Toni Vasconcelos, 14 jul 2011, 17H12

Terceira idade: Uati de Brumado abre 122 vagas para seis oficinas

Henrique Soares
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação


A Universidade Aberta à Terceira Idade (Uati) do Campus XX da UNEB, em Brumado, está com inscrições abertas até a próxima quinta-feira (21) para as seis oficinas do programa.

As oficinas são de ioga, hidroginástica, arte e criação, educação física, iniciação à informática e aprendendo inglês através da bossa nova. Estão sendo oferecidas um total de 122 vagas para pessoas de ambos os sexos, com idade a partir de 55 anos.

brumado1-3x2

Diretora enfatizou lado social da Universidade Aberta à Terceira Idade. Foto: Matheus 70/Ascom

As inscrições, que são gratuitas, devem ser realizadas na sede da Uati, no campus. É necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência.

As aulas dessas novas turmas iniciam no dia 25, sempre no turno matutino, de segunda a sexta-feira, com encerramento previsto para dezembro.

“Esperamos que a comunidade de Brumado participe em massa de nosso programa. Contamos com infraestrutura e professores qualificados para atender os estudantes”, frisa Patrícia Freire, coordenadora do programa.

Patrícia lembra que, no dia 21, às 19h, os docentes da Uati vão apresentar as oficinas e as metodologias de aula para os novos estudantes.

A estimativa é de que 100 pessoas participem da atividade, que integra a programação do I Encontro de Literatura e Cultura Sertaneja, que será realizado no Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) até o dia 22. Na ocasião, será lançado o livro Coletânea de experiências vivenciadas: produção de textos, publicado pela Editora UNEB (Eduneb) e de autoria de Diná Gomes Fernandes, ex-aluna da Uati.

uati300x200

Entre as oficinas mais procuradas, está a de iniciação à informática. Foto: Divulgação

Diretora do DCHT, Luzimare Pilôto enfatiza o lado social do programa: “Com a Uati, trouxemos para dentro da universidade a terceira idade, resgatando sobretudo a autoestima dessas pessoas. Em nossas oficinas também trabalhamos com a parte psicológica, fazendo elas se sentirem úteis à sociedade”.

Estudante veterana do programa, Naede Santos, 69 anos, participa da Uati desde a sua inauguração no campus, em setembro de 2009.

“Já fiz cursos de informática, hidroginástica, artesanato em sandália e dança de salão. Na Uati a gente aprende muito, além de conhecer pessoas da mesma idade que a nossa. É uma dádiva divina”, destaca dona Naede, que representou o campus no último concurso do Miss Uati, realizado em Salvador, no ano passado. “Adorei participar desse evento. Brumado precisava de um programa como a Uati, pois a cidade tem muitos idosos”.

A Uati do Campus XX conta com seis professores e três monitores. Apoiam as atividades a prefeitura da cidade, a câmara de vereadores e a Academia de Letras e Artes de Brumado (Alab).

A Universidade Aberta à Terceira Idade é um dos maiores programas da Pró-Reitoria de Extensão da UNEB. Em outubro deste ano, a Uati vai comemorar 13 anos de fundação, contabilizando cerca de três mil alunos matriculados em 19 campi.

Foto (home): Matheus 70/Ascom


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: