POR Ascom/Toni Vasconcelos, 15 abr 2011, 17H09

Praes amplia em 160% oferta de bolsa-auxílio estudantil; inscrições até dia 29

Carol Soledade
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação


A UNEB, por intermédio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Praes), está com inscrições abertas − até o dia 29 de abril − para o Programa de Bolsa-Auxílio 2011.

O programa — que integra política da atual gestão de formação qualificada e permanência do estudante na universidade — ampliou a quantidade de 300 para 800 bolsas este ano, distribuídas nas modalidades alimentação (400), integral (150), transporte intermunicipal (150), moradia (50) e material didático (50), conforme o edital da seleção.

Os interessados podem se inscrever, gratuitamente, preenchendo questionário socioeconômico disponível no site www.uneb.br/praes. O estudante também deve apresentar esse questionário e os documentos exigidos em edital no protocolo do seu departamento. O valor das bolsas varia de R$ 50 a R$ 400, conforme a modalidade. 

“O aumento de bolsas era uma demanda da comunidade discente. Após a aprovação do Conselho Universitário (Consu) da UNEB, pudemos elevar a oferta para 800 bolsas, o que corresponde a um crescimento superior a 160%”, salienta o reitor Lourisvaldo Valentim.

A ação é voltada, prioritariamente, para estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação presenciais da universidade, em todos os 24 campi, oriundos do sistema de cotas para negros e indígenas, egressos de escolas das redes públicas e que estejam, comprovadamente, em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

O pró-reitor Paulo Gonçalves (Praes) lembra que os estudantes optantes pelo auxílio integral não poderão concorrer às outras modalidades, e que o critério de seleção será baseado exclusivamente na condição socioeconômica do candidato.

“Cada discente pode optar por dois tipos de auxílio, exceto quando a opção for pela modalidade integral. As bolsas terão duração de 10 meses e poderão ser renovadas, caso os candidatos atendam as exigências da seleção”, esclarece Paulo.

Novas ações

Além do edital do programa de bolsa-auxílio, este ano a Praes vem desenvolvendo  novas ações para qualificar e apoiar a formação estudantil.

A realização do Fórum de Assistência Estudantil, previsto para o mês de maio, e a publicação da Coleção Saberes e Produções Discentes, em parceria com a Editora UNEB (Eduneb), que deve ser lançada no início do segundo semestre deste ano, são algumas das iniciativas programadas.

“Vamos realizar também, nos dias 28 e 29 deste mês, duas videoconferências para tirar dúvidas dos estudantes e dos membros das comissões provisórias de assistência estudantil, que foram criadas em cada departamento da UNEB”, acrescenta Paulo Gonçalves.

Informações: Praes – tel. (71) 3117-2467.

Foto (home): Divulgação


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: