POR Ascom/Toni Vasconcelos, 16 dez 2010, 18H26

Pró-reitor é diplomado sócio efetivo do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia

Victor Seabra
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação


Luiz Paulo se confraternizou com familiares e gestores da UNEB

Gestores da UNEB e familiares prestigiaram posse de Luiz Paulo Neiva (à esq.). Fotos Cindi Rios/Ascom

Na noite dessa quarta-feira, dia 15 de dezembro, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) diplomou como sócio efetivo da instituição o pró-reitor de Planejamento (Proplan) da UNEB, professor Luiz Paulo Neiva, que é pesquisador da luta do povo sertanejo na Guerra de Canudos.

 A solenidade de diplomação foi realizada no auditório do instituto, na Praça da Piedade, centro antigo de Salvador. Promotores de Justiça, jornalistas, professores e outras personalidades também foram diplomados.

Nadja Nunes (Eduneb)

Nadja Nunes (Eduneb) sugeriu nome do pró-reitor

“Eu fico muito grato à UNEB pela oportunidade de poder desenvolver minhas pesquisas e dar contribuições ao legado cultural da Guerra de Canudos e à região do semiárido. É uma honra receber esse título, ainda mais por ser de um instituto de referência como o IGHB. Isso só me motiva a continuar promovendo o resgate histórico e o desenvolvimento econômico da região sertaneja”, pontuou o pró-reitor.

Luiz Paulo é responsável pelo Projeto Canudos, que conta com a participação de cinco departamentos de campi da UNEB no interior do estado, e tem parceria com outras instituições de ensino superior, secretarias e órgãos estaduais e municipais e apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

O docente apoia e acompanha também as atividades do Memorial Antônio Conselheiro e do Parque Estadual de Canudos, mantidos pela universidade no município.

“Ele tem uma dedicação exemplar à defesa do memorial e à preservação do patrimônio histórico do parque estadual. Esse título de sócio é um reconhecimento muito merecido, pois poucos cuidam tão bem da região sertaneja como Luiz Paulo”, destacou o reitor da UNEB, Lourisvaldo Valentim, que também é sócio efetivo do IGHB.

Eduneb realizou exposição de livros no evento

Eduneb expôs livros da Coleção Nordestina

O nome do pró-reitor foi sugerido ao instituto pela diretora da Editora UNEB (Eduneb), Nadja Nunes, que também faz parte do quadro de sócios, e indicado pela presidente do IGHB, Consuelo Pondé. Uma comissão de cinco sócios aprovou a diplomação.

A cerimônia marcou o encerramento das atividades culturais de 2010 do instituto. A programação do evento contou com os lançamentos da biografia Bernadino de Souza: vida e obra – organizada por Consuelo Pondé – e da revista do IGHB, publicada pela Eduneb. Na ocasião, houve ainda uma mesa-redonda sobre Bernadino de Souza (fundador do IGHB), prestigiada pelo vice-prefeito de Salvador, Edivaldo Brito.

O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia foi fundado em 13 de maio de 1894, e tem como objetivo promover estudos, desenvolvimento e difusão dos conhecimentos em geografia, história e ciências afins, além da defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico baiano e brasileiro.

Galeria de fotos

 
 

 


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: