POR Ascom/Toni Vasconcelos, 13 dez 2010, 17H53

Faculdade de Agronomia do Médio São Francisco (Famesf) comemora 50 anos

Victor Seabra
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação


juazeiro_portaria_DH

A Famesf deu origem a departamento do Campus III da UNEB, em Juazeiro. Foto: Cristiano Vieira/Ascom

O Campus III da UNEB vai realizar, entre os dias 16 e 18 de dezembro, uma série de atividades em comemoração aos 50 anos da Faculdade de Agronomia do Médio São Francisco (Famesf), que deu origem ao Departamento de Tecnologias e Ciências Sociais (DTCS) da unidade.

Uma sessão solene , promovida pela Câmara de Vereadores de Juazeiro, vai dar início aos festejos, às 18h, no auditório do DTCS. A solenidade é aberta ao público externo.

Entre os convidados do evento estão o reitor da UNEB, Lourisvaldo Valentim, o prefeito do município, Isaac Carvalho, o diretor do DTCS, Ruy Rocha, a diretora do Departamento de Ciências Humanas (DCH) do campus, Aurilene Rodrigues, além de parlamentares e lideranças da região.

“São cinco décadas de contribuições ao desenvolvimento do estado e do país, com diversas pesquisas na área de agricultura irrigada e formação de mão de obra qualificada para a região”, ressalta o reitor Valentim.

O diretor Ruy Rocha complementa: “A irrigação na Bahia nasceu com o aqueduto da nossa faculdade. E hoje a agricultura irrigada é a principal fonte econômica de Juazeiro”.

Após a solenidade de abertura será realizada a palestra A Famesf conta sua história, a ser proferida pelo professor do DTCS Paulo da Costa. A programação inclui a inauguração das novas instalações do Programa de Pós-Graduação em Horticultura Irrigada (PPGHI), que demandou investimento da administração central da universidade de R$ 100 mil.  O mestrado iniciou sua primeira turma em março deste ano.

A Famesf foi a primeira instituição de nível superior em ciências agrárias da região, fundada em dezembro de 1960. A faculdade deu origem ao DTCS com a implantação da UNEB, em 1983.

Atualmente o campus, que conta ainda com o DCH, oferece os cursos de Engenharia Agronômica, Jornalismo em Multimeios, Direito e Pedagogia, totalizando 640 estudantes, 70 professores e 160 funcionários, entre efetivos e terceirizados.

Informações: DTCS/Campus III – tel. (74) 3611-7363.


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: