POR Ascom/Wania Dias, 28 out 2010, 14H57

Cinemando com a Literatura debate obras sugeridas em vestibulares

Alexandre Levi
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação


O Sistema de Bibliotecas da UNEB (Sisb) da UNEB já está promovendo a quarta edição do projeto Cinemando com a Literatura, que pretende percorrer as 24 cidades onde a universidade tem campus. 

A ação, que finalizou seu primeiro roteiro deste ano em Santo Antônio de Jesus (Campus V) no dia 27 de outubro, utiliza o cinema como recurso pedagógico para estimular a leitura e a compreensão das obras literárias sugeridas nos principais vestibulares do estado.

Nos dias 10, 11 e 12 de novembro, a iniciativa chega a Salvador. Na capital, a exibição dos filmes acontecerá no auditório da Biblioteca Central, no bairro dos Barris.

“Identificamos um déficit de leitura em toda a população brasileira, sobretudo os jovens. Por isso, queremos atuar como uma política pública, incentivando a leitura por um meio de comunicação sedutor: o cinema”, pontua Marcos Gonçalves, coordenador do projeto.

O projeto exibe filmes como Domésticas (2001), dirigido por Fernando Meirelles, As meninas (1995), de Emiliano Ribeiro, e Tenda dos milagres (1977), de Nelson Pereira dos Santos, levantando discussões sobre algumas das obras literárias indicadas para o vestibular 2011 da UNEB.

 Após cada sessão é realizado um debate sobre a temática abordada, com a participação de professores da universidade e pesquisadores convidados.

“É importante saber que o filme não substitui a leitura do livro, mas já aproxima o jovem de discussões importantes, aguçando o senso crítico e abrindo os horizontes”, frisa Gonçalves.

O projeto já beneficiou em suas edições mais de oito mil estudantes de diversas cidades do estado.  O terceiro roteiro, previsto para novembro, vai atender as cidades de Jacobina e Bom Jesus da Lapa.

Informações: Sisb/Campus I − tel. (71) 3117-2497.

Imagem (home): Divulgação


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: