POR Ascom/Toni Vasconcelos, 20 set 2010, 14H51

Estudantes de Ciências Contábeis conhecem rotina da Bovespa em São Paulo

Alexandre Levi
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação


di_bovespa

Discentes participaram de pregão eletrônico e minicurso sobre o mercado de ações no Brasil. Fotos: Divulgação

Entrar em contato com a dinâmica de um centro financeiro e utilizar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Esse foi o objetivo do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) do Campus XIX da UNEB, em Camaçari, ao levar estudantes do curso de Ciências Contábeis da unidade para conhecer a bolsa de valores BM&FBovespa, localizada no maior centro financeiro do país, em São Paulo.

A ação, que aconteceu no mês de agosto passado, contou com o apoio da Reitoria da universidade, por meio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Praes).

“Queremos que esse tipo de iniciativa passe a integrar o programa do curso. É importante ampliar as ações no campo de pesquisa e extensão a fim de estimular a experiência na construção do conhecimento”, pontuou Ana Maria Maciel, diretora do DCHT.

A viagem à Bovespa fez parte de um projeto idealizado pela professora Iza Angélica Carvalho e pelos discentes da disciplina instituições financeiras.

albom_bovespa_vert

André Andrade e Anderson Rocha visitaram o estande da Eduneb

Com a excursão, 45 graduandos puderam conhecer como funciona o pregão eletrônico e o sistema chamado Mega Bolsa, por meio do qual os acionistas, devidamente cadastrados a uma corretora, assumem a responsabilidade de comprar e vender os papéis que estão sob a sua custódia.

Os visitantes presenciaram também uma simulação do extinto pregão viva voz, situação em que os acionistas negociavam suas ações através do grito.

“Os alunos participaram de um minicurso sobre o mercado de ações no Brasil e assistiram a um filme em 3D sobre a história, a importância e os impactos da bolsa de valores na atualidade”, contou Iza Angélica, que acompanhou os estudantes durante a viagem.

Na capital paulista, a comitiva visitou também o centro financeiro de São Paulo, onde estão instituições do porte do Banco Central do Brasil (Bacen) e do Museu de Valores. Os discentes conheceram ainda o Museu de São Paulo (Masp) e visitaram a 21ª Bienal Internacional do Livro, da qual participou a Editora UNEB (Eduneb).

“A viagem foi muito proveitosa porque além de conhecer a maior bolsa de valores do Brasil, também fomos a outros centros, inclusive de mercado informal. Essas experiências nos ajudam a apreender melhor os conhecimentos passados em sala de aula”, avaliou André Andrade, estudante do quinto semestre do curso.

Também discente do quinto semestre, Renata Leal considerou a visita reveladora: “Tudo foi muito bem explicado e pude perceber que o mercado financeiro, na prática, é muito mais simples do que na teoria”, concluiu.

Também estavam na caravana da viagem os professores Gilson Dourado e Karina Mizuki, que realizaram atividades interdisciplinares nas áreas de estatística e administração, respectivamente.

Galeria de fotos



Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: