POR Ascom/Toni Vasconcelos, 02 set 2010, 18H21

UNEB pode firmar intercâmbio com faculdade norte-americana

Wânia Dias*
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação


kalamazoo_college_DI

O acordo foi tratado durante encontro na Reitoria, Campus I, em Salvador. Fotos: Larissa Pimenta/Ascom

“É impressionante o compromisso dessa universidade com as ações voltadas para o povo africano”. A observação de Eileen B. Wilson-Oyelaran, presidente da Kalamazoo College (Estados Unidos), foi feita durante reunião entre a gestora norte-americana e o reitor da UNEB, Lourivaldo Valentim, nesta quinta-feira, dia 2 de setembro, no gabinete da Reitoria, no Campus I, em Salvador.

O encontro deu início às negociações para a implantação de um programa de intercâmbio entre as duas instituições de ensino.

“A Kalamazoo tem uma longa história em intercâmbio de estudantes, mas nunca tivemos a oportunidade de enviar nossos alunos para países de língua portuguesa. O Brasil é um gigante da América do Sul. Seria maravilhoso firmar parceria com a UNEB, que é comprometida com a educação dos jovens e tem bom histórico na formação de estudantes”, elogiou Eilenn.

kalamazoo_college_300x200

A reunião foi acompanhada por gestores e professores, que estão participando do seminário internacional

O reitor Valentim ressaltou a importância da consolidação desse acordo: “Toda a comunidade acadêmica sai ganhando quando firmamos parcerias desse nível. Tenho certeza que essa relação renderá bons resultados para nós e para a instituição de ensino americana”, pontuou.

Acompanharam a reunião o assessor especial da Reitoria da UNEB, Wilson Mattos, a coordenadora do Grupo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros de Línguas e Culturas (Geaalc) da universidade, Yeda Pessoa de Castro, a diretora da Editora UNEB (Eduneb), Nadja Nunes, e o professor nigeriano da Kalamazzo, Olasope Oyelaran. O poeta José Carlos Limeira também participou do encontro.

Eileen B. Wilson-Oyelaran está na Bahia participando do III Seminário Internacional Acolhendo Línguas Africanas (Siala), organizado pelo Geaalc, no campus. O professor Olasope Oyelaran ministra minicurso nesta quinta-feira, com participação de Mãe Stella de Oxóssi. A programação reserva atividades até esta sexta-feira, dia 3.

Rádio de Angola

entrevista_angola_3x2_3

O reitor Lourisvaldo Valentim concedeu entrevista à rádio angolana. Foto: Cindi Rios/Ascom

Na tarde desta quinta-feira, Lourisvaldo Valentim concedeu entrevista aos repórteres Simão Bequengue e João Pedro Simão da Rádio Nacional de Angola, que estão cobrindo as atividades da terceira edição do Siala.

O reitor comentou sobre os projetos de parcerias e intercâmbio realizados entre a UNEB e instituições de ensino africanas. Abordou também o crescimento da oferta de vagas na universidade, nos últimos anos, em educação a distância (EaD).

Durante a entrevista, Valentim destacou ainda as ações voltadas para aquisição de equipamentos de alta tecnologia que a universidade deve conseguir por meio de acordos com instituições de ensino da China.

*Colaborou Mariana Gáspari, repórter do Núcleo de Jornalismo/Ascom


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: