POR Ascom/Toni Vasconcelos, 06 mai 2010, 16H48

Seminário apresenta novos jogos digitais educativos

Iza Florentino
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

 

1

Nelson Zagalo ministrou palestra sobre novos modelos de comunicação interativa. Fotos: Cindi Rios/Ascom

Novos modelos de comunicação interativa nos jogos digitais sociais. Esse foi o tema da palestra ministrada pelo professor Nelson Zagalo, da Universidade do Minho (Portugal), que deu início nesta quinta-feira, dia 6 de maio, ao VI Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação: Construindo Novas Trilhas.

O evento, realizado pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) por intermédio dos departamentos de Educação (DEDC) e de Ciências Exatas e da Terra (DCET) do Campus I, em Salvador, se estende até esta sexta-feira, dia 7.

O seminário, sediado no auditório do DEDC, está socializando os trabalhos de estudantes e professores da UNEB e de outras instituições de ensino na área de jogos eletrônicos.

Professora

Para a professora Lynn Alves, a sexta edição do seminário vem dando visibilidade aos jogos que estão sendo produzidos na universidade

Na avaliação de Zagalo, desenvolver jogos em redes sociais como Orkut e Facebook ainda é um grande desafio.

“As frequentes notícias de violência propagadas pelos meios de comunicação estão fazendo com que as pessoas se isolem em suas casas. Os pais vêm interferindo com maior intensidade no lazer dos filhos, que cada vez mais cedo estão recorrendo às redes sociais. Daí a necessidade de se pensar em alternativas, a exemplo dos jogos eletrônicos, que não só sirvam de entretenimento nesses espaços, mas sobremaneira eduquem”, explicou o professor português.

Zagalo comentou ainda da importância de as indústrias de eletrônicos participarem de eventos da área. “Muitas empresas têm a imagem de que nesses eventos acadêmicos nós tratamos apenas de questões teóricas, mas não é bem assim. Nós temos muita produção a ser apresentada e é importante que as empresas estejam presentes para conhecê-la”.

A programação do seminário reserva ainda atividades como mesas-redondas e apresentação de trabalhos. A palestra NarrNet, que vai apresentar um jogo didático sobre narração de games, filmes e histórias em quadrinhos, acontece nesta sexta-feira, às 9h, e será ministrada pela professora Christiane Hauschild, da Universidade de Hamburgo (Alemanha).

Para a professora Lynn Alves, coordenadora do evento, a sexta edição do seminário vem dando visibilidade aos jogos que estão sendo produzidos na universidade.

3

Formado no curso de Desenho Industrial da UNEB, Alexandre Santos apresentou o game Búzios - Ecos da Liberdade no evento

No primeiro dia do evento, Alexandre Santos, formado em Desenho Industrial pela UNEB, apresentou o game Búzios – Ecos da Liberdade, desenvolvido pelo grupo de pesquisa da universidade Comunidades Virtuais, coordenado por Lynn.

“O jogo, que tem perfil adventure, trata da Revolta dos Alfaiates. Nosso objetivo é que esse tipo de ferramenta seja utilizado com uma maior frequência pelos professores no processo ensino-aprendizagem”, explicou Alexandre.

A partir do dia 10 de maio o jogo estará disponível para download através da página www.comunidadesvirtuais.pro.br/buzios. Ainda este mês, membros do grupo Comunidades Virtuais vão levar o jogo a algumas escolas públicas de Salvador.

“A intenção é testar a aceitação de estudantes e professores”, finalizou Lynn Alves.


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: