POR Ascom/Toni Vasconcelos, 16 mar 2010, 14H50

Aula inaugural do Pré-Vestibular Social Zeferina reúne 400 estudantes

Victor Seabra
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

 

Mais de 400 estudantes de baixa-renda começaram a percorrer, a partir dessa segunda-feira, dia 15 de março, o caminho para a realização de um grande sonho: ingressar no ensino superior.

O percurso para a concretização do objetivo teve início com a aula inaugural do Pré-Vestibular Social Zeferina, oferecido pela Associação de Ex-Alunos (Unex) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A aula magna foi realizada no Teatro UNEB, Campus I da instituição, em Salvador.

A cerimônia de abertura foi presidida pelo reitor da UNEB, Lourisvaldo Valentim. Também participaram da atividade o presidente da Unex, Leonardo Cunha, o diretor da entidade, André Luis Santos, e a coordenadora pedagógica, Tatiane Castro.

“O futuro do país depende de ações como essa. A Unex tem um papel diferenciado na formação desses estudantes. Continuarei apoiando a associação, e farei o possível para levar essa iniciativa para os 23 campi do interior”, ressaltou o reitor Valentim.

Leonardo Cunha dividiu o mérito pelo sucesso da Unex com o reitor da UNEB, e lembrou que devido à grande procura pelos cursos da entidade, o pré-vestibular, que antes se chamava Estação Futuro, entra em uma nova fase.

“Com o nome Zeferina queremos nos espelhar nesta negra que tanto lutou contra a escravidão e pelas causas sociais na Bahia. Nosso foco agora vai ser ampliar o atendimento à parcela mais necessitada da sociedade baiana”, salientou Leonardo.

Segundo o presidente, o pré-vestibular oferece atualmente 150 bolsas de estudos integrais (para estudantes de baixa-renda e pessoas com deficiência) e doa cerca de duas toneladas de alimentos para as residências estudantis da universidade. “As ações da Unex beneficiam cerca de duas mil pessoas”, complementa.

Durante a cerimônia, cerca de 50 estudantes do pré-vestibular da Unex do ano passado foram homenageados pela aprovação nos vestibulares de instituições públicas e privadas, a exemplo da UNEB, do Instituto Federal da Bahia (Ifba) e das universidades federais da Bahia (Ufba) e do Recôncavo Baiano (UFRB).

A aula magna, intitulada Motivação com o “Super Dedeko”, apelido de André Luís, foi realizada pelo dirigente da entidade.

Também prestigiou a aula inaugural o coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau (Sintest), Edson Santos, que é parceiro da Unex e também prometeu ajudar a associação a expandir suas ações para os campi do interior do estado. “Esse é um trabalho honroso que qualifica os funcionários da UNEB”, concluiu.

Clique aqui para acessar esta matéria no portal anterior


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: