POR treinamento, 19 jan 2010, 14H21

Livro Moodle: Estratégias Pedagógicas e Estudos de Caso está disponível em versão on-line

Thamires Almeida
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

 

Mais uma obra publicada pela Editora da Universidade do Estado da Bahia (Eduneb) está disponibilizada para acesso livre na internet. O download do livro Moodle: Estratégias Pedagógicas e Estudos de Caso já está disponível no site www.lynn.pro.br/livros.php.

A obra, organizada por Alexandra Okada, Daniela Barros e pela professora da universidade Lynn Alves, traz os resultados de investigações realizadas por pesquisadores vinculados a instituições brasileiras, espanholas, inglesas, portuguesas e australianas que cotidianamente constroem diferentes sentidos para o Moodle, ambiente virtual de aprendizagem.

Lynn lembra que o Moodle foi criado em 1999 pelo educador e cientista Martin Dougiamas, com o objetivo de fomentar discussões em um espaço de colaboração virtual entre seus usuários.

Desde sua invenção, diversas instituições de ensino básico e superior, a exemplo da UNEB, estão se adaptando à nova tecnologia, utilizando-a em cursos a distância (EaD) e presenciais, e outras atividades acadêmicas.

“Liberar o acesso ao título gratuitamente contribui significativamente para ampliar a democratização da informação e possibilitar a construção do conhecimento, além de aproximar o autor dos leitores. Esta é uma das políticas defendida pela Eduneb”, ressalta Nadja Nunes, diretora da editora.

A diretora sinalizou que a ideia é expandir essa política, na medida em que os autores autorizem a divulgação das obras.

Pessoas com gagueira

Em 2009, a Eduneb disponibilizou sua primeira publicação pela internet: a obra Autocuidado para Pessoas com Gagueira.

Traduzida pela professora Rina Tereza Nunes, do curso de Fonoaudiologia do Campus I da universidade, em Salvador, o livro traz um programa de cuidado terapêutico para pessoas que gaguejam, baseado na proposta de que o autoconhecimento é o início para superação do problema.

Publicada em 2008 pela Eduneb, a obra é uma tradução do livro Self-Therapy for the Stutterer, escrito pelo australiano Malcolm Fraser, fundador da Stuttering Foundation of America, entidade americana que há mais de 40 anos ajuda pessoas que gaguejam em todo o mundo.

Compreensível para leigos e especialistas, o download do livro pode ser realizado no site do Instituto Brasileiro de Fluência (IBF), através do endereço www.gagueira.org.br.

Clique aqui para acessar esta matéria no portal anterior


Notícias relacionadas

  • Não existem notícias relacionadas.


Envie uma mensagem: