POR Ascom/Toni Vasconcelos, 22 dez 2009, 18H10

Reitor planeja abrir unidades da Livraria Universitária no interior

Victor Seabra
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

 

Exatos 50 livros foram lançados na última sexta-feira, dia 18 de dezembro, pela Editora UNEB (Eduneb), em iniciativa que teve aporte de R$ 150 mil da administração central da universidade.

Gestores, professores, estudantes, funcionários e familiares dos autores se confraternizaram no Lançamento Coletivo de 2009, em solenidade que teve início às 19h, no Teatro UNEB, no Campus I da universidade, em Salvador.

O reitor Lourisvaldo Valentim, que prestigiou o evento e emocionou-se com a história de luta e dedicação de cada autor, prometeu novos investimentos para a área em 2010.

“Nossa proposta é aumentar anualmente a nossa produção científica, para oferecer à sociedade com o conhecimento produzido pela comunidade acadêmica da UNEB. Por isso, vamos intensificar os esforços para, em 2010, investir R$ 500 mil (aumento de 200%) em publicações, dobrando o número de obras lançadas, além implantar unidades da Livraria Universitária nos campi do interior”, anunciou o reitor Valentim.

A primeira unidade da Livraria Universitária da instituição foi inaugurada, pela Reitoria e Eduneb, no último mês de junho, no Campus I.

Diretora da Eduneb, Nadja Nunes agradeceu ao reitor pelo apoio dado ao lançamento e pela sensibilidade e opção política de priorizar investimentos “em área tão importante da universidade”.

“Foi nos confiada a missão de transformar ideias em livros e livros em bens de consumo, e hoje comemoramos a socialização das nossas publicações, criando um espaço democrático para congregar o conhecimento produzido por professores, estudantes e pesquisadores da UNEB”, contou a diretora.

A vice-reitora Amélia Maraux enfatizou que o lançamento alça a universidade a um patamar de excelência diferenciado: “A UNEB consolidando-se na sociedade baiana como um centro de produção de conhecimento científico”.

Pluralidade de temas

Entre os 50 títulos publicados pela UNEB, 16 versam sobre trabalhos de cunho artístico ou temas relacionados à cultura da Bahia.

Segundo Adriana Marmori, pró-reitora de Extensão (Proex), esses trabalhos, somados às produções acadêmicas com metodologias científicas rigorosas, denotam a diversidade de ideias existente dentro da universidade.

“Precisamos continuar divulgando o saber unebiano, que é plural e rico em cultura e história da Bahia”, observou Adriana.

As obras lançadas estarão disponíveis para comercialização na livraria universitária do Campus I da UNEB, em Salvador. Também serão disponibilizados 100 exemplares de cada título para o sistema de bibliotecas da universidade.

A cerimônia de lançamento contou ainda com a apresentação musical de Cristina D’Ávila, professora do DEDC do Campus I, e com exposição de obras de arte, no Foyer do teatro, dos autores Marco Aurélio Luz, Januária Patrocínio e Ronaldo Martins, as quais estão reunidas em três catálogos publicados pela Eduneb.


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: