POR Ascom/Toni Vasconcelos, 16 dez 2009, 10H25

Livro analisa linguagem utilizada nos filmes Tropa de Elite e Cidade de Deus

Karina Costa
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

 

“Meu ideal é fazer as pessoas pensarem na história dos negros e como eles têm sido vitimas da violência. Uma questão grave e secular.”

As palavras da professora Licia Soares, do Campus I da UNEB, em Salvador, expressam o objetivo da obra Literatura e Cinema: Traduções Intersemióticas.

O livro, pioneiro na área, foi lançada pela docente nessa quinta-feira, dia 15 de dezembro, no Foyer do Teatro UNEB, no campus (foto).

Publicado pela Editora UNEB (Eduneb), o livro aborda as relações entre o cinema e a violência através da análise de filmes nacionais, como Tropa de Elite, A Guerra de Canudos e Cidade de Deus.

Na publicação, a autora analisa ainda temáticas do cinema pós-moderno, e tradições da linguagem e das narrativas cinematográficas quando trabalham com o assunto.

Conhecedora do trabalho de Licia, a professora do curso de Letras, Eurídice Figueiredo, da Universidade Federal Fluminense (UFF), presente ao lançamento, comentou que utilizará a obra como metodologia em sala de aula.

“O interessante da análise intersemiótica é perceber a diferença entre a linguagem literária e a linguagem do cinema. O que me atraiu nesse livro foi ver o resultado dessa transição nas obras abordadas”, pontuou Eurídice.

Exemplares poderão ser adquiridos na Livraria Universitária, localizada no teatro, com valor de R$30. A publicação também será disponibilizada para consulta na Biblioteca Central, do Campus I da universidade.

Além de ser autora do livro Literatura e Cinema: Traduções Intersemióticas, a professora Licia Soares organizou o Dicionário de Personagens Afrobrasileiros, lançado também nessa quinta-feira, durante as atividades do Simpósio Nacional Figuras da Violência Moderna, realizado pela universidade nos dias 14 e 15 de dezembro.

O dicionário reúne a opinião de diversos pesquisadores sobre o tema em questão.

Clique aqui para acessar esta matéria no portal anterior


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: