POR admin, 28 out 2009, 17H19

Vestibular 2010 chega à última semana de inscrições

Victor Seabra
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

 

Essa é a última semana para quem quer se inscrever no Vestibular 2010 da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O prazo final para inscrições se encerra nesta próxima terça-feira, dia 3 de novembro.

A UNEB realiza um dos maiores processos seletivos universitários do país: são 7.620 vagas distribuídas em 145 opções de cursos, nas modalidades presencial e de ensino a distância, sediados nos 24 campi da universidade (capital e mais 23 municípios baianos) e pólos de EaD.

As inscrições estão sendo realizadas exclusivamente pela internet, através do site www.vestibular.uneb.br. No mesmo site, estão disponíveis outras informações sobre o processo seletivo e os cursos oferecidos pela universidade, bem como o manual do candidato.

[video]K5FefVXIBmU[/video]

Os candidatos devem estar atentos aos passos a serem seguidos durante as inscrições, detalhados nos editais e termos aditivos das modalidades presencial e EaD. A taxa de inscrição é de R$80.

Provas em dezembro

Romilda Almeida, presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) da universidade, destaca a presença da UNEB em quase todas as regiões do estado.

“Graças a nossa grande capilaridade, com presença em praticamente todas as regiões do estado, somos uma das universidades públicas que oferecem mais opções de cursos de graduação gratuitos em cidades do interior no país”, analisa Romilda.

Só para os cursos presenciais a universidade oferece 5.415 vagas, disponibilizadas em graduações na capital e em 23 municípios do interior. Somam-se a esse volume outras 2.205 vagas dos cursos EaD, que estão distribuídas em 20 pólos, também em cidades no interior do estado.

As provas do Vestibular 2010 estão agendadas para os dias 20 e 21 de dezembro. De acordo com o novo calendário, a prova de habilidade específica para candidatos ao curso de Desenho Industrial será realizada no dia 10 de janeiro de 2010.

O processo seletivo e os cursos oferecidos pela UNEB na modalidade EaD estão em conformidade com o programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), do Ministério da Educação (MEC).

Universidade inclusiva

Pioneira na implantação do sistema de cotas no país, a UNEB reserva 40% das vagas oferecidas no Vestibular para candidatos negros de escolas públicas e 5% para indígenas.

Romilda Almeida lembra também aos candidatos que a UNEB não aderiu ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção para ingresso no ensino superior.

A instituição, juntamente com o Fórum de Reitores das universidades estaduais da Bahia, está avaliando as novas diretrizes do MEC quanto ao exame nacional, a fim de propor ou não a adesão a esse critério nos próximos processos seletivos.

Em relação aos candidatos beneficiados com a isenção do pagamento da taxa de inscrição no Vestibular 2010, Romilda informa que eles têm que efetivar a inscrição no processo seletivo utilizando seu cadastro gerado no pedido de isenção.

Informações: Disque-Vestibular – Tel. 0800-071-3000 e Copeve/Campus I – Tel. (71) 3117-2389.

*Colaborou Carol Soledade

Clique aqui para acessar esta matéria no portal anterior


Notícias relacionadas



Envie uma mensagem: